Pela primeira vez na história do Vaticano, mulheres participarão de conselho

“Estou aberto para que seja dada a oportunidade”, havia antecipado o Papa Francisco ao dizer que seriam nomeadas duas mulheres para o Dicastério para os Bispos.

A freira e cientista política, Raffaella Petrini, foi a 1ª mulher, na história da Igreja Católica, a ocupar o cargo de Secretária Geral do Governatorato | Foto: Reprodução/Vatican News

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira (13), não duas, mas três mulheres para integrar o Discatério para os bispos, organismo que atua no processo de eleição de novos pastores diocesanos ao redor do mundo. É a primeira vez na história do Vaticano que mulheres participam deste conselho, orgão que, até então, era exclusivamente masculino.

Entre as 14 pessoas nomeadas pelo Pontífice estão as Irmãs Raffaella Petrini, secretária geral do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, e Yvonne Reungoat, ex-superiora geral das Filhas de Maria Auxiliadora; e a advogada italiana Maria Lia Zervino, presidente da União Mundial das Organizações de Mulheres Católicas.

A decisão já havia sido antecipada pelo Papa no início do mês, durante entrevista dada à Reuters. Na ocasião, o Santo Padre falou sobre a valorização da mulher na Cúria Romana ao responder uma pergunta sobre presença feminina no Vaticano, e disse que estava “aberto para que seja dada a oportunidade.”

Leia mais: Papa Francisco dará voz às mulheres em nomeação de bispos

Além de Raffaella Petrini, que como vice-governadora é a mulher mais poderosa da Santa Sé, o Papa já nomeou outras mulheres, tanto freiras quanto leigas, para departamentos locais, como a Irmã Nathalie Becquart, religiosa francesa das Irmãs Missionárias Xavierianas, subsecretária do Sínodo dos Bispos, e irmã Alessandra Smerilli, das Filhas de Maria Auxiliadora, número dois do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. Enquanto no Dicastério para os religiosos a subsecretária é a irmã Carmen Ros Norten.

Embora o Pontífice venha tentando ampliar o espaço de mulheres nas instituições, o comando dos Dicastérios continua reservado a religiosos do sexo masculino.

Entre as mulheres que já ocupam cargos de alto nível no Vaticano estão ainda Barbara Jatta, a primeira diretora dos Museus Vaticanos, Nataša Govekar, diretora da Direção teológica-pastoral do Dicastério para a Comunicação, e Cristiane Murray, vice-diretora da Sala de Imprensa Vaticana. Já em janeiro de 2020, uma mulher foi nomeada, também pela primeira vez, subsecretária da Seção da Secretaria de Estado para as Relações com os Estados e as organizações internacionais, Francesca di Giovanni, responsável pelo setor multilateral.

Autor