Terceira via sinaliza voto em Lula num segundo turno contra Bolsonaro

Apesar de fazerem críticas aos governos do PT, pré-candidatos André Janones e Simone Tebet já indicaram que votarão no ex-presidente

Se houver um segundo turno na eleição 2022 entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), os demais concorrentes à Presidência da República tendem a apoiar Lula. É o caso do deputado federal André Janones (Avante-MG) e da senadora Simone Tebet (MDB-MS). Apesar de fazerem críticas aos governos do PT, os dois pré-candidatos já sinalizaram o voto no ex-presidente.

“Nada será dito publicamente antes do primeiro turno da eleição. Mas, se a pré-candidatura de Simone Tebet não decolar, o voto da senadora do MDB em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro será no petista”, informou, em junho, Guilherme Amado, colunista do Metrópoles.

Segundo o jornalista, “interlocutores da emedebista dizem não haver dúvidas sobre qual seria a posição de Tebet diante do enfrentamento entre os dois candidatos favoritos. Como é de praxe na política, no entanto, declarações de apoio só serão feitas após as negociações que antecedem o segundo turno”.

No caso de Janones, a opção é aberta. Nesta segunda-feira (11), em entrevista ao podcast O Assunto (G1), ele voltou a declarar que votará em Lula num eventual segundo turno devido à sua rejeição a Bolsonaro.

“Eu vou estar ao lado da democracia. Eu vou estar ao lado da defesa das nossas instituições”, declarou. “Eu vou estar ao lado da possibilidade de que eu discorde de alguém e de que alguém discorde de mim, sem que isso implique um risco à minha vida. Logo, eu estarei do lado oposto ao do atual presidente Bolsonaro.”

Autor