Artistas com Lula têm 330 milhões de seguidores. Os que apoiam Bolsonaro têm 160 mi

Impacto do apoio da cantora Anitta a Lula é enorme e tem causado a ira dos bolsonaristas.

As eleições de 2022 já mostraram que terão grande influência de artistas. A exemplo do que fez a cantora Anitta, outros famosos, atletas e influencers tem se manifestado, principalmente quanto à disputa nacional. Com isso, a Folha de São Paulo somou a quantidade de seguidores dos principais apoiadores de Lula e Bolsonaro: 330 milhões pró-Lula e 160 milhões pró-Bolsonaro.

Os dados somam os seguidores dos artistas no Twitter, Instagram e TikTok e não desconsideram sobreposições de perfis. Além disso, como destaca a reportagem, o Brasil tem cerca de 152 milhões de usuários da internet.

Ponderando tudo isso, ao somar os seguidores dos artistas que apoiam Lula, chega-se ao número de 330 milhões de contas. Entre os artistas considerados estão: Anitta, Marisa Monte, Pabllo Vittar, Daniela Mercury, Gilberto Gil, Camila Pitanga, Ludmilla, Bruno Gagliasso, Luísa Sonza, Caetano Veloso, Zeca Pagodinho, Gil do Vigor, entre outros.

Leia também: Muito além de Chico Buarque: artistas de Anitta a Caetano apoiam Lula

Os que apoiam Bolsonaro, somam 160 milhões, menos da metade em comparação aos seguidores de Lula. Até agora são: Gusttavo Lima, Ronaldinho Gaúcho, Regina Duarte, Antonia Fontenelle, Ratinho, Zezé Di Camargo, Latino, Sérgio Reis, Felipe Melo, entre outros.

Apoio de Anitta

A cantora Anitta declarou no Twitter que está com Lula nestas eleições. Ela tem 17.6 milhões de seguidores na plataforma. Com TikTok e Instagram somados as suas contas tem mais de 100 milhões de seguidores.

Na reportagem da Folha, o doutor em comunicação e cultura Fabio Malini observa que é muito possível que Anitta converta eleitores para Lula. Isso porque a agenda positiva de conquistas e esperança está com Lula e a cantora tem influência para criar uma campanha própria junto ao público jovem, que tem maior acesso às redes sociais.

Já o especialista em redes Pedro Barciela indica que Anitta atrai para o debate personagens para além da política e já mostrou a que veio quando entrou na mobilização para jovens tirarem o título eleitoral. Também explica que a eleição nacional pode se assemelhar ao que aconteceu nas últimas eleições nos Estados Unidos que teve forte engajamento de artistas e influencers. As eleições a que ele se refere tiraram o presidente Donald Trump do poder.

Leia também: Anitta desafia de vez o bolsonarismo: “Sou Lulalá primeiro turno”

Agora os bolsonaristas tentam desqualificar o posicionamento da cantora brasileira mais tocada em plataformas de streaming e que entrou para Guinness World Records como a primeira latina Top1 no Spotify com a música “Envolver”. É bom lembrar que o cantor bolsonarista Zé Neto, da dupla com Cristiano, já se deu mal ao criticar Anitta. A cantora expôs a hipocrisia de Zé Neto ao falar dos cachês milionários pagos aos sertanejos por pequenas prefeituras. O caso é chamado de “CPI dos Sertanejos” e tem levado o Ministério Público de vários estados a investigar o uso do dinheiro público em shows.

Com informações Folha de São Paulo

Autor