Com apoio de Lula, Kalil ultrapassa governador bolsonarista em MG

Nova agenda com a presença dos dois pré-candidatos está prevista para 18 de agosto, na Praça da Estação, em Belo Horizonte

Ainda desconhecido da maior parte dos mineiros, o ex-prefeito de Belo Horizonte (MG) Alexandre Kalil (PSD) deve ser a grande surpresa na disputa ao governo de Minas Gerais em 2022. Nova pesquisa DataTempo, divulgada nesta segunda-feira (25), aponta que, quando Kalil é apresentado ao eleitor como o candidato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), suas intenções de voto disparam e ele assume a liderança.

Sem a indicação de qualquer apoio, o ex-prefeito tem 23,2% e aparece em segundo lugar na pesquisa estimulada. À sua frente está o atual governador bolsonarista de Minas e candidato à reeleição, Romeu Zema (Novo), com 48,3%. Também pontuaram Carlos Viana (PL, 3,7%), Renata Regina (PCB, 1,8%), Marcus Pestana (PSDB, 1,2%) e Lorene Figueiredo (PSOL, 0,8%).

Porém, quando os pré-candidatos são associados a seus “padrinhos”, as posições mudam. Com o apoio de Lula, Kalil cresce 14 pontos percentuais, chega a 37,2% e ultrapassa Zema na liderança da pesquisa. Nesse cenário, o governador, formalmente vinculado à pré-candidatura presidencial de Luiz Felipe D’Ávila (Novo), cai mais de 20 pontos e vai 27,5%. Já Carlos Viana, se mostrado como candidato oficial de Bolsonaro, iria a 16%.

O presidente ainda nutre esperanças de ser beneficiado com o voto BolsoZema, mas o governador teme que a rejeição a Bolsonaro atrapalhe sua luta pela reeleição ao Palácio Tiradentes. Por isso, uma coligação entre eles não se viabilizou. Zema não se cansa de exaltar a parceria entre os governos federal e estadual, mas quer distância de Bolsonaro quando se trata de eleição.

Kalil, por sua vez, aposta na adesão à campanha Lula. A aliança entre eles foi lançada em 15 de junho, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Uma nova agenda com a presença dos dois pré-candidatos está prevista para 18 de agosto, na Praça da Estação, em Belo Horizonte. O início da campanha eleitoral, dois dias antes, deve ser um marco para que esse potencial de voto se cristalize.

“Nas redes sociais do Kalil, ele já está fazendo uma divulgação muito grande do apoio do Lula a ele”, lembra a pesquisadora Bruna Assis, analista do Instituto DataTempo. “O tempo de TV vai ajudar bastante nesse sentido, porque a televisão chega mais às pessoas, assim como os dois participarem de comícios juntos.”

A pesquisa DataTempo ouviu 2 mil eleitores de Minas Gerais, de 15 a 20 de julho. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais.

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