Lula afirma que irá retomar o Bolsa Família com valor de 600 reais

Sobre o aumento provisório concedido por Bolsonaro com o Auxílio Brasil, Lula falou: “As pessoas vão pegar o auxílio, e não vão votar nele. E tem que usar mesmo porque senão o Guedes toma”.

Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Lula, pré-candidato à presidência e favorito nas pesquisas de intenção de voto, em entrevista ao UOL, na quarta-feira (27), falou que irá retomar o programa Bolsa Família com o valor de R$600, considerando a composição familiar.

“O Bolsa Família não era um programa eleitoral, era um programa que permaneceu vivo durante 18 anos. Tinha condicionantes, era uma coisa quase que perfeita. Simplesmente mudar de nome foi uma bobagem. Nós vamos retomar o Bolsa Família em R$600 reais. Obviamente deve se levar em conta o número de pessoas por família, não tem que ser igual para todo mundo”, disse Lula aos jornalistas do UOL em referência à troca de nome do programa que se tornou Auxílio Brasil.

Leia também: Lula ao UOL: “Eu vou trabalhar para ganhar o mais rápido possível”

A mudança foi uma tentativa de Bolsonaro apagar o legado do ex-presidente Lula, assim como fez com o Minha Casa Minha Vida que mudou para Casa Verde e Amarela.

No entanto, estas e outras situações promovidas pelo governo Bolsonaro não tem encontrado respaldo da sociedade. Outra dessas tentativas foi posar como realizador da transposição do Rio São Francisco, programa iniciado por Lula na presidência e continuado por Dilma Rousseff.

“O Guedes toma”

Na sequência da entrevista, Lula colocou que Bolsonaro aumentou o valor do Auxílio Brasil provisoriamente até o final do ano, mas que a população deve, efetivamente, utilizá-lo, pois é um direito.

Todavia indicou que é preciso ter discernimento, sendo que Bolsonaro só fez isso em uma tentativa de melhorar nas pesquisas de intenção de voto, uma vez que a diferença para Lula continua alta.

“As pessoas vão pegar o auxílio, e não vão votar nele. E tem que usar mesmo porque senão o Guedes toma”, opinou Lula.

Confira trecho da entrevista ao UOL: