“Mulheres Juntas Pelo Brasil” vão às ruas em todo país, dia 13 de agosto

“É urgente reconstruir o Brasil”. Este é o chamado do Comitê Popular de Luta Nacional “Mulheres com Lula” que reúne mulheres de sete partidos, movimentos sociais e feministas

O manifesto “Mulheres Juntas Pelo Brasil” convoca mulheres a irem às ruas de todo o país para lutar contra a fome, a miséria, a reforma Trabalhista, a violência contra a mulher e por um Brasil sem machismo, racismo, desigualdades e exclusões sociais.  A iniciativa é do Comitê Popular de Luta Nacional “Mulheres com Lula”, que integra o movimento “Vamos Juntas Pelo Brasil”, cujo objetivo é pautar a agenda das mulheres diante do cenário de crise econômica e o aumento da fome no país.

“O que realmente importa e tem valor, o que nos une, o que move nossos corações nas ruas, no dia 13, é seguir, ampliar, fazer parte da caminhada cívica que está em pleno progresso em nosso país. São as mulheres brasileiras construindo o país que queremos para nossas famílias e para o povo”, disse a secretária nacional da Mulher do PCdoB (interina), Márcia Campos.

Segundo o TSE, dos quase 157 milhões de indivíduos que irão às urnas no dia 02 de outubro – e 30 de outubro, em eventual segundo turno -, mais de 82 milhões são do gênero feminino e 74 milhões do masculino. O número de eleitoras representa 53% do eleitorado, enquanto o de homens equivale a 47%.

O chamado é assinado pelas secretarias nacionais de mulheres dos partidos PT, PSOL, PCdoB, PSB, PV, Rede e Solidariedade, além de movimentos sociais e feministas. Dentre as pautas destacadas pelo manifesto estão a defesa de políticas sociais, medidas contra a violência e a defesa do sistema eleitoral e da democracia.

Confira o manifesto:

MULHERES JUNTAS PELO BRASIL ATO DIA 13 DE AGOSTO DE 2022

Nós, mulheres trabalhadoras dos campos, nas águas, florestas e cidades, de todos os recantos do país, que sempre estivemos na linha de frente das lutas populares por direitos e por melhores condições de vida e pela construção de outra relação entre os seres humanos e a natureza, convidamos todas a estarem conosco nas ruas no dia 13 de agosto de 22, para mostrar o Brasil que queremos, um Brasil sem machismo, racismo, violência, desigualdades e exclusões sociais.

Vamos às ruas para mostrar que temos esperança de que nosso país pode sair dessa situação cruel que estamos vivendo, marcada por fome, carestia, pobreza, desemprego, feminicídio e por ataques aos nossos corpos e territórios.

Queremos afirmar que é urgente reconstruir o Brasil, após anos de destruição das políticas sociais, de avanço do conservadorismo e do controle sobre nossas vidas e nossos corpos, de aumento do racismo e do assassinato de jovens negros/as, indígenas, quilombolas e lideranças dos movimentos sociais, de ameaças diárias à nossa frágil democracia, com descrédito ao nosso sistema eleitoral.

Estamos aqui para afirmar que a vida precisa estar no centro da política.

Nesse momento em que somos chamadas a ir às urnas para decidir os rumos do nosso país, sabemos da força que temos como 53% do eleitorado brasileiro, e conscientes dessa responsabilidade, voltamos a gritar, como sempre fizemos: Ele Não! Bolsonaro Nunca Mais!

Mulheres juntas pelo Brasil, em defesa da democracia e pela vida.

Dia 13 de agosto de 2022, estaremos nas ruas reafirmando nosso o direito de decidir nas urnas, o projeto que melhor representa as nossas lutas históricas por liberdade, autonomia, por viver sem racismo, sem machismo, por soberania alimentar, energética e nacional, por agroecologia e relação justa entre nós e entre nós e a natureza.

Entendemos que esse projeto está expresso na pré-candidatura do companheiro Lula, que mudou o Brasil quando governou e vai mudar mais. E juntas construiremos o destino do nosso país nas ruas, nos roçados e nas urnas.

Assinaturas

Secretaria de Mulheres do Partido dos Trabalhadores PT
Secretaria de Mulheres do Partido Socialismo e Liberdade PSOL
Secretária de Mulheres do Partido Verde PV
Secretaria Nacional de Mulheres do Partido Comunista do Brasil PC do B
Secretária Nacional de Mulheres do Partido Socialista Brasileiro PSB
Coordenadora de Mulheres da Rede Sustentabilidade REDE
Articulação de Mulheres Brasileiras AMB
Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade ANMIGA
Articulação nacional de agroecologia ANA
Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Trans ABGLT
Central de Movimentos Populares CMP
Central dos Sindicatos Brasileiros CSB
Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil CTB
Central Única dos Trabalhadores CUT
Confederação das Mulheres do Brasil CMB
Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo financeiro CONTRAF
Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura CONTAG
Conselho Nacional de Seringueiros CNS
Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos CONAQ
Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas Fenatrad
Força Sindical FS
Levante Popular da Juventude
Marcha Mundial de Mulheres MMM
Movimento Brasil Popular
Movimento de Mulheres Camponesas MMC
Movimento de Pequenos Agricultores MPA
Movimento dos Atingidos por Barragens MAB
Movimento dos Trabalhadores Sem Teto MTST
Movimento Negro Unificado MNU
Movimento Sem Terra MST
Nova Central Sindical dos Trabalhadores NCST
Nucleo de Acompanhamento de Politicas Publicas de Mulheres NAPP
União Brasileira de Mulheres UBM
União Geral dos Trabalhadores UGT
União Nacional por Moradia Popular UNMP

__
Com informações do pt.org

Autor