Campanha no RJ começa com Castro e Freixo na liderança, diz pesquisa

O bolsonarista Castro tem 21% das intenções de voto, contra 17% de Freixo, que é apoiado por Lula. Como a margem de erro é de três pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados

Os candidatos André Ceciliano, Lula e Marcelo Freixo (Foto: Ricardo Stuckert)

O governador Cláudio Castro (PL) e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) lideram a corrida ao governo do Rio de Janeiro. É o que aponta a pesquisa Ipec/TV Globo divulgada nesta segunda-feira (15), véspera do início oficial da campanha eleitoral de 2022.

O bolsonarista Castro tem 21% das intenções de voto, contra 17% de Freixo, que é apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Como a margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais, os dois candidatos estão tecnicamente empatados.

O governador tem mais eleitores entre os homens (26%) do que entre as mulheres (16%), replicando uma tendência comum também a seu padrinho, o presidente Jair Bolsonaro (PL). Já Freixo ostenta melhor desempenho entre eleitores com ensino superior (28%).

Na mesma sondagem – que capta a preferência do eleitorado fluminense no primeiro turno –, sete outros candidatos pontuam e estão embolados na terceira colocação: Rodrigo Neves (PDT, 5%), Wilson Witzel (PMB, 4%), Cyro Garcia (PSTU, 3%), Eduardo Serra (PCB, 3%), Juliete Pantoja (UP, 3%), Milton Temer (PSOL, 1%) e Paulo Ganime (Novo, 1%). O candidato Luiz Eugênio, do PCO, foi citado, mas não atingiu 1%.

É elevado o número de eleitores que não devem escolher nenhum concorrente ao Palácio Guanabara. Segundo a pesquisa, 29% declaram que vão votar em branco ou nulo. Outros 10% não sabem ou não responderam.

A lista de candidatos apresentada pelo Ipec aos entrevistados terá alterações nas próximas rodadas. De um lado, o PSOL retirou a candidatura de Milton Temer e declarou apoio a Freixo. De outro, Witzel, que sofreu impeachment em 2021, está inelegível. Seu caso, porém, só será analisado agora pelo TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro), que avalia a legalidade de cada candidatura após o registro.

Sucessor de Witzel, Cláudio Castro assumiu o cargo no ano passado. De acordo com o Ipec, apenas 22% dos eleitores do Rio avaliam sua gestão como “ótima” ou “boa”, ao passo que 26% consideram o governo “ruim” ou “péssimo”. Para 40%, trata-se de uma gestão “regular”.

Na disputa ao Senado, Romário (PL), que busca a reeleição, lidera com 27% das intenções de voto. Na sequência, Cabo Daciolo (PDT, 8%), Alessandro Molon (PSB, 7%), Clarissa (União Brasil, 7%), Daniel Silveira (PTB, 6%), André Ceciliano (PT, 4%), Bárbara Sinedino (PSTU, 2%), Itagiba (Avante, 1%) e Raul (UP, 1%). Há 21% de brancos e nulos, além de 17% de eleitores que não sabem ou não responderam.

A pesquisa Ipec/TV Globo ouviu 1.200 eleitores, em 37 cidades fluminenses, de 12 a 14 de agosto. A margem de erro é de três pontos.

Autor