Bolsonarismo lança primeira deepfake de pesquisa mentirosa

No vídeo manipulado por inteligência artificial, uma pesquisa falsa lida na voz de Renata Vasconcellos, âncora do Jornal Nacional.

Como já era esperado, apareceu a primeira deepfake criminosa do período oficial de campanha eleitoral de 2022. Desde a manhã de quarta-feira (17) circula pelos aplicativos de mensagem e plataformas de redes sociais a montagem em vídeo, que faz a voz da apresentadora do Jornal Nacional, Renata Vasconcellos, narrar resultados de uma falsa pesquisa de intenção de votos. Deepfakes são falsificações em vídeo e/ou som, por meio de inteligência artificial.

A jornalista aparece diante da bancada famosa, anunciando a nova pesquisa de intenção de votos referente ao primeiro turno da eleição deste ano. Depois, mostra o gráfico idêntico ao usado pela emissora no último dia 15, mas com os números invertidos, favorecendo Jair Bolsonaro. As últimas pesquisas, no entanto, mostram o oposto: Lula em primeiro, com média de 44% das intenções de voto, e Bolsonaro em segundo, com cerca de 32%.

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A TV Globo confirmou à Agência Lupa, que o vídeo de Renata não é original e informou que o Ipec, instituto que faz pesquisas eleitorais e é citado na deep fake, está denunciando o material no Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Ministério Público Eleitoral (MPE).

Deepfakes são montagens praticamente perfeitas num nível nunca visto antes das possibilidades criadas pela inteligência artificial. Com isso, conseguem inventar fatos e confundir as pessoas, como no caso mencionado, em que o eleitor desatento ouve a voz de Renata. Mostrar a verdade sempre causa menos interesse que o impacto causado pela mentira escandalosa, o que as tornam um enorme desafio eleitoral.

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