TSE obriga ex-ministra Damares Alves a apagar mentiras contra Lula

A ex-ministra de Bolsonaro, Damares Alves, deve apagar de todas as suas redes sociais, após decisão do TSE, as fake news sobre suposta cartilha para crianças.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

No final da noite desta quarta (17), a justiça eleitoral concedeu liminar contra Damares Alves por fake news. A vitória é resultado de uma representação feita pela campanha de Lula e golpeia frontalmente a estratégia bolsonarista de espalhar medo e pânico moral para atacar Lula e o PT. Mentiras não prosperarão.

Com a medida, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) obriga a ex-ministra de Bolsonaro a apagar de todas as suas redes sociais as mentiras que espalhou sobre Lula. As postagens mentirosas enganavam sobre o PT ter supostamente “ensinado crianças a usar crack” por meio de uma cartilha. Além de mentira, é infração eleitoral: Damares condenada!

“O vídeo editado divulga fato sabidamente inverídico em que o conteúdo da publicação acaba por gerar desinformação”, diz a decisão do TSE. Em outro trecho, a justiça eleitoral desmonta a farsa bolsonarista, constatando o óbvio: “o vídeo impugnado apresenta conteúdo produzido para desinformar, pois a mensagem transmitida está totalmente desconectada de seu contexto”.

Leia também: Eduardo Bolsonaro e mais 67 perfis são processados por fake news eleitoral

A decisão do TSE é didática: “A edição toda descontextualizada do vídeo impugnado, com referência direta e expressa a determinado candidato, resulta, em alguma medida, repercussão ou interferência negativa no pleito, o que é objeto de preocupação da Justiça Eleitoral. Não obstante o princípio da interferência mínima desta Justiça Especializada, a proteção ao direito da veracidade da informação e da honra dos atores do processo eleitoral é uma diretriz para que a Justiça Eleitoral exerça seu papel de reguladora pontual do certame”.

Damares condenada tem 24 horas para apagar as mentiras de todas as suas redes. Leia a íntegra da decisão aqui.

Fonte: Site do Lula Oficial

Autor