Apoio à democracia bate recorde no Brasil; apenas 7% preferem a ditadura

Conforme pesquisa Datafolha, 75% dos brasileiros afirmam que a democracia é sempre o melhor regime para o País

Ironia do destino: o presidente pró-ditadura Jair Bolsonaro ajudou a promover, involuntariamente, um índice recorde de apoio à democracia. Em reação aos arroubos autoritários e golpistas de Bolsonaro, nunca tantos brasileiros defenderam a democracia como a melhor forma de governo para o País.

É o que aponta pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (19). Conforme o levantamento, 75% afirmam que a democracia é sempre o melhor regime. Apenas 7% preferem hoje a ditadura. A diferença entre esses dois polos é a maior desde 1989, quando o Datafolha começou a sondar a opinião dos brasileiros sobre o melhor sistema de governo.  

Na pesquisa anterior, de setembro de 2021, o apoio ao regime democrático estava em 70%, e ao ditatorial, em 9%. Um ano depois, o avanço na preferência pela democracia se deve, acima de tudo, à mudança na opinião daqueles para os quais “tanto faz se o governo é uma ditadura ou uma democracia”. Esse segmento respondia por 17% dos brasileiros há um ano. Hoje, é de 12%.

Os resultados de agora respaldam os atos pró-democracia realizados em todo o Brasil no último dia 11 de agosto. Um dos pontos altos das manifestações foi a leitura pública da “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito!”. Idealizado na Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo), o manifesto contou com o apoio de mais de 500 entidades da sociedade civil, além de uma adesão superior à de 1 milhão de apoiadores signatários.

O Datafolha também perguntou aos entrevistados quais as chances de haver uma nova ditadura no Brasil. Para 49%, não há “nenhuma chance”. Outros 25% dizem que há “um pouco de chance”, enquanto 20% veem “muita chance”.

A pesquisa Datafolha ouviu 5.744 eleitores, de 281 cidades do País, entre 16 e 18 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Autor