Pesquisas da semana devem refletir entrevistas no Jornal Nacional

IPEC, Genial/Quaest, PoderData, XP/IPespe e Datafolha divulgam novas sondagens nesta semana

JN entrevista Lula (PT), candidato à Presidência da República | Foto: Ricardo Stuckert

Após uma semana que começou com a atenção de todo país voltada para as entrevistas dos presidenciáveis ao Jornal Nacional e terminou com debate deste domingo (28) na Bandeirantes, os eleitores irão conhecer os resultados das novas rodadas de sondagens de intenção de voto nos próximos dias.

A partir desta segunda-feira (29) dados das pesquisas Ipec, Datafolha, Quaest, Ipespe e PoderData, indicarão às campanhas como foi a resposta do eleitorado às participações de Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Simone Tebet (MDB) na bancada do JN, assim como aos primeiros dias de propaganda eleitoral no rádio e TV e o método usado para repercutir tudo isso nas redes sociais.

O maior impacto deverá vir das entrevistas feita ao Jornal Nacional, cuja audiência variou entre 25 milhões e 40 milhões de telespectadores por noite, e ainda repercutiu durante toda a semana nas redes.

De acordo com analistas, Lula levou grande vantagem sobre Bolsonaro na sabatina da TV Globo, onde não dava entrevistas desde 2006. O ex-presidente não fugiu das perguntas, manteve-se sereno ao falar de temas delicados e apresentou suas propostas para a retomada da economia nacional, ao contrário de Bolsonaro, que confrontou os entrevistadores, não apresentou seu programa de governo, contou e repetiu mentira sobre urnas, além de dizer que aceitará resultado das eleições “desde que sejam limpas”. As propagandas eleitorais gratuitas de rádio e TV tiveram pouca repercussão até agora.

A ordem de divulgação das pesquisas é a seguinte:

– Segunda-feira: IPEC/TV Globo
– Quarta-feira: Genial/Quaest, XP/Ipespe, PoderData/Poder360
– Quinta-feira: Datafolha/TV Globo

As entrevistas Ipec e Quaest são feitas nas casas dos eleitores. O Datafolha em entrevistas pessoais nas ruas. Ipespe e PoderData realizam sondagens por telefone.

Autor