Candidato do Piauí à jornalista: ‘é quase negra na pele, mas é inteligente’

Ex-prefeito do estado e candidato a governador, Silvio Mendes é apoiado pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e pelo presidente Jair Bolsonaro (PL)

Silvio Mendes e a jornalista Katya D’Angelles | Foto: Reprodução/TV Meio Norte

O candidato ao governo do Piauí Sílvio Mendes (União Brasil) gerou indignação após fazer uma declaração com teor racista durante sabatina realizada na TV Meio Norte, afiliada da TV Globo no estado, nesta quarta-feira (31).

Ao dirigir-se à jornalista Katya D’Angelles, Mendes afirmou que ela “era quase negra, na pele”, contudo “uma pessoa inteligente”. A fala se deu após o candidato ter sido questionado sobre seus planos e projetos, caso vença a eleição, para garantir estrutura de serviços de atendimento às mulheres e às pessoas que se encontram em situação de desvantagem social. Ao responder à pergunta, o ex-prefeito de Teresina disse a seguinte frase:

“Eu que te conheço há tantos anos imagino quantas discriminações você não sofreu. Você que é quase negra na pele, mas é uma pessoa inteligente, teve a oportunidade que a maioria não teve e aproveitou. É em nome dessas mulheres, que são a maioria da população, seja do mundo, do Brasil ou do Piauí. (Uma população) que precisa ser vista, ser olhada, mais efetivamente”, respondeu Mendes.

Racismo

Nas mídias sociais, a declaração gerou uma série de críticas negativas pelo teor racista. No Twitter, usuários apontaram o racismo na fala do candidato. “O racismo de Silvio Mendes soa tão natural que ele nem reconhece que há ali algum absurdo na sua fala. Ele representa os muitos que vêm na pele negra um oposto a inteligência.” “Que absurdo!”, “mas é inteligente. Misericórdia”, “grande falta de respeito” e “você é quase negra na pele! O racismo estrutural gritando”, foram alguns dos comentários em resposta ao trecho do vídeo que viralizou nas redes. Veja abaixo.

__

Autor