Germana Pires: Educação como forma de romper com ciclo de desigualdade

A candidata a vice-governadora do Tocantins, Germana Pires apresentou, em entrevista ao Vermelho, os pilares do seu plano de governo. “A gente compreende que para combater a pobreza, a educação é um ponto chave. E é um dos principais pontos do nosso plano de governo”.

O Vermelho Entrevista conversou com a professora Germana Pires (PCdoB), candidata a vice-governadora do Tocantins pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), encabeçada pelo ex-deputado federal Paulo Mourão (PT).

Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), mestre em Desenvolvimento Regional e doutoranda de Planejamento Urbano e Regional da Universidade de São Paulo (USP), a candidata falou sobre os principais desafios para governar o estado mais novo do país.

Em sua análise, a candidata ressaltou que é preciso aproveitar todas as potencialidades da região e “buscar soluções para um Tocantins que seja melhor para todos”.

O Tocantins é conhecido pelo solo fértil e vegetação abundante, além de grandes atrações turísticas naturais como a Ilha do Bananal – maior ilha fluvial do mundo -, o Rio Araguaia, o parque estadual do Jalapão, entre outros.

Leia também: Orçamento de 2023 garfa benefícios de ano eleitoral. Veja onde o povo perde

O plano de governo da candidatura para o estado foi construído pensando no desenvolvimento do estado de uma forma sustentável, disse a candidata. “A partir disso a gente pensa o desenvolvimento de forma integrada socialmente, economicamente e ambientalmente. Essa é a lógica da sustentabilidade”.

“Temos um estado extremamente rico em bens naturais, com potencial natural, turístico imenso e, ao mesmo tempo, existe um potencial agrícola muito forte e que é explorado”. Porém, para a candidata, é necessário trabalhar o desenvolvimento do estado de forma integrada, valorizando o grande número de agricultores familiares existentes na região, potencializando o turismo e ao mesmo tempo preservando o meio ambiente.

Para a candidata, é preciso potencializar o turismo, preservando ecologicamente e ambientalmente os polos turísticos que já existem, incentivando a agricultura familiar” que, segundo ela, tem impacto menor no uso do solo e que leva alimento para mais de 70% aos lares brasileiros.

Germana assinala que “é preciso fomentar essa política de preservação, garantindo assistência e subsídios para poder mover a economia. Essas são algumas questões que a gente precisa potencializar e trabalhar”, ponderou ela, acrescentando ainda a necessidade de valorização da indústria e do comércio local.

Experiências

Germana contou sua trajetória política e profissional, sua experiência enquanto secretária de Meio Ambiente da capital, Palmas, quando criou a Fundação Municipal de Meio Ambiente, idealização do Parque Povos Indígenas, Plano Palmas Sustentável, incentivo à energia solar fotovoltaica, entre outras.

A candidata acumula experiências ainda quando foi secretária Executiva de Educação, ajudando a construir várias escolas de tempo integral que são referências hoje no Brasil. Foi também secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e também de Planejamento e Gestão de Palmas.

Leia também: Orçamento de Bolsonaro para 2023 não garante Auxílio de R$ 600 

Desigualdade socioeconômica

O alicerce do plano de governo da sua chapa, apresenta Germana, pretende resolver os principais desafios da população tocantinense. Para ela, um dos maiores problemas “é a desigualdade socioeconômica”

“A gente compreende que para combater a pobreza, a educação é um ponto chave e é um dos principais pontos do nosso plano de governo”, frisou.

A professora contou que algumas regiões do Tocantins convivem com mais de 80% da população em situação de pobreza e extrema pobreza, com muitas famílias passando fome.

Para Germana, isso afeta na educação e até mesmo no desenvolvimento das crianças e que é preciso resolver a questão da desigualdade. “Se a gente olha o índice de desenvolvimento da educação, ele é diferente em cada região do estado, em algumas regiões as crianças aprendem menos, isso é decorrente muitas vezes da própria alimentação, de saúde”, explicou.

Germana contou que o candidato ao governo pela Federação, Paulo Mourão, enquanto deputado federal foi autor do projeto de Lei que criou a Universidade Federal do Tocantins. Segundo ela, desenvolveu políticas nesta área. “A gente compreende a educação como a principal forma de romper com esse ciclo de desigualdade”.

Leia também: Governo usa Ipea para tentar esconder 33 milhões de famintos no país

A candidata comentou ainda sobre a situação trágica do estado que é considerado um dos mais violentos contra as mulheres e que em 2021 cresceu mais de 120% os casos de feminicídios. Ela disse que tem uma série de propostas para as mulheres do estado. Primeiro, com a criação de uma secretaria de políticas públicas para as mulheres, a ampliação de delegacias das mulheres e patrulhas Maria da Penha, com equipes femininas atendendo. Além de campanhas, serviço de inteligência em parceria com a polícia e a justiça, além do trabalho de conscientização para atender os 139 municípios do estado do Tocantins, enumerou.

Germana falou ainda sobre propostas para a juventude, maioria do eleitorado do Tocantins. Fez ainda uma análise crítica da gestão do governo federal. Contou ainda como está o cenário eleitoral no estado e sobre a chapa de candidatos e candidatas da Federação e do PCdoB.

Confira a íntegra da entrevista:

Confira outras entrevistas:

Inácio Arruda: governo anunciou seu desprezo pela ciência e educação

Ana Prestes: Vimos um desmonte criminoso da estrutura de Estado

Autor