Lula encontra presidente da Bolívia e debate entrada do país no Mercosul

Caso eleito, Lula se compromete em auxiliar a entrada da Bolívia no grupo. Em sua visita ao Brasil, presidente Luis Arce não se encontrará com Jair Bolsonaro.

Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à Presidência da República, se encontrou nesta segunda-feira (5) com o presidente da Bolívia, Luis Arce, em São Paulo (SP).

No encontro, Lula, caso eleito, se comprometeu a acelerar a entrada da Bolívia no Mercosul (Mercado Comum do Sul), grupo formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A Venezuela está suspensa desde 2017. Nos outros países a entrada do país já foi aceita.

Para que a entrada da Bolívia seja aprovada é necessária a aprovação do Congresso brasileiro. Nesse ponto que Lula daria seu apoio junto aos parlamentares, explicou o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, presente na ocasião. Segundo ele, o Congresso é quem dá a palavra final, mas o eventual apoio de Lula teria peso, ainda mais para ampliar o contato com a Comunidade Andina.

Leia também: Luis Arce: “fortalecer com o Mercosul a integração e a independência”

O bloco econômico citado por Amorim, a Comunidade Andina é composta pela própria Bolívia, Colômbia, Equador e Peru (países que compartilham a Cordilheira dos Andes). Argentina e Chile também avaliam entrar no grupo.

Na pauta ainda foi debatida a preservação da Amazônia, presente em nove países, entre eles Bolívia e Brasil, sendo que 60% da floresta fica em terras brasileiras.

Agenda

Não está previsto encontro de Luis Arce com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL).

Na tarde desta segunda-feira, Arce participa na Nave Coletiva, sede da Mídia NINJA, em São Paulo, de encontro com economistas, lideranças e ativistas brasileiros. O convite foi feito por membros da Universidade Federal do Rio de Janeiro com apoio do Movimento dos Economistas pela Democracia e Contra a Barbárie.

O presidente apresentou o painel “Modelo Económico Social Comunitario Productivo”. Assista:

Com informações O Globo