Haddad prepara ofensiva contra tucano no debate deste sábado

‘Estadão’ e Rádio Eldorado, em parceria com SBT, Terra, Veja e Rádio Nova Brasil, promovem debate com postulantes ao governo de SP. Tarcísio também tem o governador como alvo.

O debate entre os candidatos ao governo de São Paulo promovido hoje pelo Estadão e a Rádio Eldorado, em parceria com SBT, Terra, Veja e Rádio Nova Brasil, vai reunir os postulantes ao Palácio dos Bandeirantes. O evento será transmitido nos canais digitais das empresas parceiras, com início às 18h30.

O alvo principal deve ser o governador Rodrigo Garcia (PSDB), que oscilou para cima nas pesquisas e aparece tecnicamente empatado em segundo lugar (dentro da margem de erro) com Tarcísio de Freitas (Republicanos). O tucano se prepara para a ofensiva do ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) e do ex-ministro de Lula, Fernando Haddad (PT).

As campanhas avaliam que a estratégia de trazer para São Paulo a polarização nacional favorece Haddad e Tarcísio, que preferem se enfrentar no segundo turno. Caso Garcia vá ao segundo turno, traz a máquina de governo para o embate, além de poder atrair parte do eleitorado bolsonarista e antipetista. Haddad lidera as intenções de voto com 14 pontos acima de Tarcísio, segundo o Datafolha mais recente.

Os temas que devem surgir no debate deste sábado, estão sinalizados nos programas de TV das candidaturas.

Com mais tempo de TV do que os adversários, Garcia traz Tarcísio ao lado do prefeito de Embu das Artes, Ney do Santos (Republicanos), investigado pela polícia e pelo Ministério Público de São Paulo por suposta ligação com o PCC em esquema de lavagem de dinheiro em postos de combustíveis.

Tarcísio também aparece nos comerciais ao lado do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha – condenado na Lava Jato por corrupção e lavagem de dinheiro – e do deputado estadual Frederico d’Avila, que xingou o papa Francisco de “vagabundo” na tribuna da Assembleia Legislativa.

Já Haddad e Tarcísio têm trazido para a campanha o caso do irmão de Garcia, Marco Aurélio Garcia, suspeito de participar da chamada máfia do ISS, um esquema que desviou mais de R$ 500 milhões da Prefeitura de São Paulo desde 2007, quando o prefeito era Gilberto Kassab (PSD).

Além dos três primeiros colocados nas pesquisas, participam os candidatos Vinicius Poit (Novo) e Elvis Cezar (PDT). A mediação será do jornalista Carlos Nascimento. O debate será realizado em estúdio sem plateia.

Autor