Racismo em campanha: materiais pró-Bolsonaro fazem alusão à Ku Klux Klan

Outdoor em Santa Catarina e motociata no Rio Grande do Norte fizeram referência à organização terrorista

Apoiadores da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) à reeleição fazem propaganda com teor racista em Blumenau (SC). Um outdoor fixado nesta sexta-feira (16), na Rua João Pessoa, faz alusão à organização terrorista Ku Klux Klan, que defende a superioridade da raça branca.

Na imagem, o trocadilho “Sou da cuscuz clan” aparece ao lado da representação de duas espigas de milho com as máscaras da Klan. O material evoca também um dos slogans mais usados pelas hordas bolsonaristas: “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos!”.

Uma motociata pró-Bolsonaro em Natal (RN), organizada nesta semana, também fez referência à organização criminosa. A atividade foi batizada de “Cuscuz Clan em Natal com Bolsonaro e Michelle Bolsonaro”. No convite, o casal está ao lado do deputado federal General Girão (PL-RN).

A alusão à Klan gerou protestos. “Deboche da dor alheia é uma das táticas mais abjetas do fascismo”, afirmou, nas redes, o grupo Judeus pela Democracia. “O bolsonarismo debocha, tripudia do sofrimento do oprimido. Debocha da violência contra a mulher, da covid, do massacre contra populações minoritárias do presente e do passado. São pequenos, nojentos, desumanos.”

Autor