Cuba leva pela 30.ª vez resolução contra o bloqueio dos EUA perante a ONU

O país comunista também ratificará seu compromisso com a paz e o multilateralismo na Assembleia Geral

A política de bloqueio dos EUA a Cuba é rejeitada por quase todos os países membros da comunidade internacional. Foto: Bruno Rodríguez/Twitter.

O chanceler cubano, Bruno Rodríguez Parrilla, informou em um vídeo postado no Twitter que pela trigésima vez a resolução para acabar com o bloqueio econômico dos EUA será apresentada à Assembleia Geral das Nações Unidas.

Durante os primeiros 14 meses do governo Biden, essa política causou danos a Cuba avaliados em 6.364 milhões de dólares.

Segundo Rodríguez Parrilla, o bloqueio impede o desenvolvimento do país e o priva de rendas que poderiam melhorar o bem-estar dos cubanos.

“O governo daquele país persiste em ignorar as demandas da comunidade internacional e intensificou o bloqueio a níveis sem precedentes”, disse.

Leia também: Congressistas e personalidades dos EUA pedem que Biden reduza sanções a Cuba

O chanceler declarou que o bloqueio “foi uma política fracassada no objetivo de subverter a ordem constitucional em Cuba, mas causa carências, dores e sofrimentos injustificáveis ​​às famílias cubanas, ao limitar o acesso a alimentos, remédios, combustível e outros bens de Primeira necessidade”.

Ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez Parrilla. Foto: arquivo

Da mesma forma, destacou que a designação unilateral e fraudulenta de Cuba como Estado patrocinador do terrorismo fortalece o impacto dissuasivo e intimidador desta política de asfixia econômica, cuja natureza extraterritorial afeta as relações que governos, entidades, bancos e empresários estabelecem com a Ilha e seus cidadãos residentes no exterior.

O bloqueio deixa os Estados Unidos em profundo isolamento internacional, gera descrédito e provoca a profunda rejeição dos povos, destacou Rodríguez Parrilla.

“Cuba tem o direito de viver sem bloqueio”, concluiu o ministro.

Leia também: Em SP, ato presta solidariedade e celebra a resistência do povo cubano

A apresentação do projeto de resolução contra o bloqueio será entre os dias 2 e 3 de novembro.

Cuba ratificará seu compromisso com a paz e o multilateralismo na próxima semana durante o Segmento de Alto Nível do Debate Geral do 77º Período Ordinário de Sessões da Assembléia Geral das Nações Unidas.

O Ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, especificou em sua conta no Twitter que este encontro mostrará mais uma vez “o desejo de alcançar uma ordem internacional mais democrática, justa e equitativa, baseada no pleno respeito à Carta das Nações Unidas e Lei internacional”.

Recentemente, o chanceler cubano afirmou naquela rede social que a Assembleia Geral voltará a considerar o projeto de resolução que pede o fim do bloqueio dos Estados Unidos contra a maior das Antilhas.

“O bloqueio causa danos reais e significativos aos direitos humanos dos cubanos. Cuba tem o direito de viver sem bloqueio”, reafirmou.

Leia também: Parlamentares do Congresso Nacional expressam solidariedade a Cuba

(Com informações da Prensa Latina)

Autor