China vai superar os Estados Unidos em expectativa de vida

Tendência apontada mostra que os chineses vivem mais de 77 anos, enquanto nos EUA a expectativa de vida tem recuado, especialmente após a pandemia de covid-19.

Foto: China Hoje

Junto aos indicadores de educação e renda per capita, a expectativa de vida é um dos componentes que definem o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), conhecido por verificar o grau de desenvolvimento das sociedades, inclusive de países.

Com a evolução da China no quesito expectativa de vida, ainda mais por contar com 1,4 bilhão de habitantes, a notícia tem chamado a atenção. Ainda mais porque projeções indicam que o país irá passar os Estados Unidos no quesito.

De acordo com um gráfico publicado pelo cientista político Ian Bremmer, da consultoria Eurasia, a expectativa dos chineses chegou, em 2020, em 77,1 anos. Já nos EUA estacionou em 76,1 anos, mas com dados de 2021 (o que significa um recuo para padrões dos anos 90).

Imagem: Reprodução Twitter

Ainda que os dados tenham chamado a atenção, analistas fazem reservas quanto a comparação de dados de diferentes anos, assim como apontaram que os dados norte-americanos ainda não estavam fechados.

Apesar de a comparação não ser com dados de uma mesma fonte, do mesmo período e, portanto, possam ser confrontadas, a tendência mostrada é real.

Uma das explicações para essa “ultrapassagem” acontece pelas diferentes abordagens de proteção social durante a pandemia de covid-19. Enquanto os EUA somaram mais de um milhão de mortes, a China, com restrições e lockdowns, teve pouco mais de 5 mil mortos.

É importante lembrar que em 1949, ano de Fundação da República Popular da China pelo Partido Comunista Chinês, a expectativa de vida era abaixo dos 40 anos. Com os avanços sociais com a fundação da república, ao longo das décadas houve avanços que permitiram chegar nos patamares atuais de expectativa de vida que preocupado as autoridades norte-americanas.

Com informações Poder360

Autor