Paulo Guedes afirma ser contra o piso da enfermagem e deixa entrevista

Na Rede TV, ministro da Economia deu a opinião e se arrependeu por temer repercussão negativa ao governo; interrompeu a entrevista e pediu para o trecho não ser veiculado.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Economia Paulo Guedes esteve na Rede TV na quarta-feira (21) e gravou entrevista com o jornalista Luís Ernesto Lacombe. No entanto, ao ser questionado sobre o piso salarial da enfermagem, o ministro manifestou ser contrário à medida e, em seguida, interrompeu a gravação.

Apesar de deixar claro que era uma opinião pessoal, Guedes considerou que a veiculação do trecho poderia causar desgaste para o governo. Segundo informou o jornal Folha de São Paulo, ficou sugerido que não fosse veiculada a entrevista, que seria originalmente para o programa “Agora com Lacombe”.

Leia também: Senado avaliará uso de recursos do pré-sal para pagar piso da enfermagem

Assim, apenas alguns trechos foram para o ar, mas sem considerar o tema do piso, no programa Leitura Dinâmica, no mesmo dia da gravação.

Em nota à Folha, a assessoria de Guedes mencionou que somente a pauta econômica foi considerada para a entrevista e os demais conteúdos estariam fora de escopo.

Piso da Enfermagem

O Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a aplicação do piso salarial da enfermagem por 60 dias até que se esclareça sobre o impacto financeiro, riscos de demissões e se pode afetar qualidade dos serviços prestados. A decisão foi referendada pelo plenário da corte.

Senadores começaram a coletar assinaturas para apresentar uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que viabilize o pagamento do novo piso salarial da enfermagem. A ideia é usar recursos da emenda do relator, conhecida como orçamento secreto do Congresso.

Autor