Datafolha mostra Haddad com 10 pontos à frente de Tarcísio, em votos válidos

A quatro dias da eleição, petista se mantém na liderança, e o candidato do Republicanos se consolida no segundo lugar. Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, 39% dos eleitores se dizem indecisos.

Fernando Haddad participa do ato “Democracia e perda de Direitos no Brasil”, em Lisboa, Portugal. Fotos: Ricardo Stuckert

Pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, divulgada nesta quinta-feira (29), mostra que o ex-ministro da Educação Fernando Haddad tem 41% das intenções de votos válidos para o governo de São Paulo e lidera a disputa de domingo (2). Em segundo aparece Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 31%. O governador tucano Rodrigo Garcia, que disputa a reeleição, tem 22% e deve ficar fora do segundo turno.

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, 39% dos eleitores se dizem indecisos. Um número revelador aponta para uma enorme indefinição na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes, que pode se alterar profundamente no segundo turno.

Para calcular os votos válidos, são excluídos os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos, da mesma forma que a Justiça Eleitoral contabiliza o resultado oficial das eleições.

Haddad se mostrou estável na liderança, desde o início da campanha, como o candidato mais conhecido da disputa. A candidatura de Tarcísio registrou avanço constante sobre o governador atual, desde 21% contra 15% do adversário.

Considerando os votos totais, que incluem votos brancos, nulos e eleitores indecisos, Haddad tem 35% (tinha 34% na pesquisa anterior), Tarcísio passou de 23% para 26% e Rodrigo, de 19% para 18%.

Nas simulações de segundo turno, Haddad continua em vantagem sobre Tarcísio, enquanto o cenário entre o petista e o tucano se mantém. Haddad ganha por 5 pontos de Rodrigo Garcia e de oito pontos de Tarcísio.

Os demais candidatos continuaram pontuando em cerca de 1%. Vinicius Poit (Novo) despontuou, Antonio Jorge (Democracia Cristã) passou a pontuar e Altino Júnior (PSTU) não pontuou.

Foram ouvidas 2.000 pessoas entre os dias 27 e 29 de setembro em 85 municípios paulistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-07547/2022.

Autor