Cidadania apoiará Lula; há “unanimidade contra Bolsonaro”, diz Roberto Freire

Em nota, partido reforçou que a decisão se deve aos “riscos de escalada autoritária de um segundo mandato” do atual presidente

O presidente nacional do Cidadania (ex-PPS), Roberto Freire, afirmou nesta terça-feira (4) que o partido vai apoiar a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições presidenciais. A decisão foi aprovada “quase por unanimidade” em reunião da direção executiva do partido, que apoiou Simone Tebet (MDB) no primeiro turno.

Pesou para os dirigentes a oposição inevitável ao governo de destruição de Jair Bolsonaro (PL). “Tivemos três votos (na reunião) defendendo neutralidade e unanimidade contra Bolsonaro”, sintetizou Freire. “Bolsonaro, nesses quatro anos, demonstrou o seu total desrespeito às instituições democráticas. Por causa de todo esse risco, vamos votar no número 13.”

Em nota, o partido reforçou que a decisão se deve aos “riscos de escalada autoritária de um segundo mandato do presidente Jair Bolsonaro”. Conforme o texto, o Cidadania respeitará “posições individuais de seus militantes e dirigentes” partidários. No domingo (2), a sigla – que participa de federação partidária com o PSDB – elegeu cinco deputados federais no Brasil.

Autor