TSE manda suspender mais uma fake news disparada pelos bolsonaristas

A decisão liminar foi em uma representação apresentada pela Coligação Brasil da Esperança da chapa Lula e Alckmin

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu na noite desta sexta-feira (7) mais uma fake news disparada pelos bolsonoristas neste segundo turno. Trata-se de uma entrevista veiculada na emissora Jovem Pan pela qual a senadora Mara Gabrilli acusava o ex-presidente Lula de participação na morte do prefeito Celso.

A decisão liminar foi em uma representação apresentada pela Coligação Brasil da Esperança da chapa Lula e Alckmin. A ministra Maria Claudia Bucchianeri decidiu que o mesmo entendimento sobre o caso foi reiterado pelo plenário da corte,  em temática correlata à ora discutida nesta representação.

“No julgamento da Rp no 0600557-60/DF, red. p/ acórdão Ministro Ricardo Lewandowski, em que fiquei vencida isoladamente. Em atenção ao princípio da colegialidade, curvei-me à referida orientação plenária e deferi o pedido de medida liminar formulado nos autos da Rp nº 0601307-62/DF, o que fiz para suspender o compartilhamento da mesma entrevista concedida por Mara Gabrilli”, diz a ministra no seu parecer.

Leia mais: Campanha de Lula discute como ser mais cirúrgica no enfrentamento às fake news

A representação aponta os perfis em redes sociais das seguintes personalidades e meios de comunicação como disseminadores da desinformação: José Rodrigues da Silva; Brasil Paralelo; Filipe Garcia Martins Pereira; Rádio Panamericana; Otávio Oscar Fakhoury; Pedro Arthur de Souza Lima; Danilo Mascarenhas de Balas; Rubens Alberto Gatti Nunes; Augusto Zacarias Correa Leite; Kim George Borja Paim.

A entrevista deve ser retirada do Twitter, Youtube, Facebook e Tik Tok. Além da retirada do conteúdo, a ministra Maria Claudia Bucchianeri determinou multa diária no valor de R$ 10 mil em caso de “reiteração de postagens com conteúdo idêntico”.

Autor