“Amanhã vai ser outro dia”, diz Chico Buarque no ato pró-Lula em Belo Horizonte

O cantor e compositor falou antes do ex-presidente e se disse impressionado pela força dos mineiros que foram dar apoio ao ex-presidente

Em turnê por Belo Horizonte (MG), Chico Buarque participou da caminhada gigantesca na cidade em apoio a Lula. O cantor e compositor falou antes do ex-presidente e se disse impressionado pela força dos mineiros.

“Estou contagiado pelo entusiasmo do mineiro e revigorado. Minha confiança de que o governo que está aí com tudo que tem de mais tenebroso vai passar. Vai passar logo, logo. Reafirmando o que eu disse há coisa de 50 anos, amanhã vai ser outro dia, amanhã vai ser outro dia, amanhã vai ser outro dia”, discursou, lembrando de suas mais famosas canções.

“Estou vendo um mar de gente bonita aqui. Por isso estou feliz. Chegar em Belo Horizonte, encerrar uma passeata desse tamanho e ainda encontrar o Chico Buarque é uma felicidade muito grande”, disse Lula. Ele reafirmou seu compromisso de recriar o Ministério da Cultura e fazer do setor um grande gerador de emprego e  renda.

“Queremos que nossas famílias possam viver dignamente, ter escola de qualidade para os nossos filhos, emprego, salário justo. Vamos regulamentar mulher e homem, trabalho igual, salário igual. Vou recriar o Ministério da Cultura. Cada capital vai ter um comitê de cultura para que a gente possa nacionalizar a cultura e não ficar refém do eixo Rio-São Paulo”, discursou, destacando também a importância de a cultura atuar como fonte de conscientização política.

Leia mais: Lula diz que zelo fiscal é questão de caráter e país terá economia pujante

Lula citou ainda outros planos para o governo, com a presença de mais mulheres, a criação do Ministério dos Povos Originários, gerido por indígenas, que também devem estar na direção da Funai e na responsabilidade pela saúde dos seus.

“E o mais importante, não haverá espaço para garimpo ilegal nesse país”, disse, acrescentando que a lei será dura para quem não respeitar as leis ambientais. “Esse país tem terra para todo mundo plantar, 30 milhões de hectares degradados, que podem ser recuperados. Todo produtor decente do agro sabe que é melhor manter a floresta de pé do que derrubar. Quem derruba não é produtor, é criminoso contra a humanidade”.

Feliz com a quantidade de pessoas que foram às ruas de Belo Horizonte, numa caminhada colorida e contagiante, Lula disse que Minas é um estado diferentes e que agora entende porque foi no estado que surgiu o primeiro embrião da independência.

“O que vocês estão demonstrando hoje é que os ditadores da época enforcaram Tiradentes, esquartejaram, salgaram e penduraram em poste a sua carne para que ninguém nunca mais ousasse falar em independência. O que eles não sabiam é que eles mataram a apenas a carne, as ideias continuam com povo de Minas de Gerais”.

Segundo o ex-presidente, Belo Horizonte demonstrou nas ruas que Minas não suporta ditadura, opressão ou vandalismo. “Minas quer democracia, Minas quer educação, Minas quer emprego, Minas quer cultura, Minas quer oportunidade para os nossos jovens, Minas quer respeito para as nossas mulheres. Chega de feminicídio. Chega! Mulher não foi feita para ser objeto de cama e mesa, mulher foi feita para ser sujeita da história”.

Com informações do lula.com.br

Autor