Lula mantém vantagem sobre Bolsonaro no 2º turno: 55% a 45%

Nos votos totais, Bolsonaro oscilou um ponto para baixo em relação à pesquisa anterior. Já Lula manteve o mesmo percentual.

Foto: Ricardo Stuckert

Após oito dias de segundo turno, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mantém na liderança na nova pesquisa Ipec sobre a eleição presidencial. Levantamento contratado pela TV Globo e divulgado nesta segunda-feira (10) mostra o ex-presidente com 51% de intenções de voto, contra 42% do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Há 5% de declarações em voto em branco ou nulo, além de 2% de eleitores que não sabem ou não responderam. Nos votos válidos (que excluem brancos, nulos e indecisos), Lula tem 55%, e Bolsonaro, 45%.

O atual presidente e candidato à reeleição oscilou um ponto para baixo nos votos totais – ele marcava 43% na pesquisa de quarta-feira passada (5). A variação se deu dentro da margem de erro. Já Lula manteve o mesmo percentual.

As taxas de rejeições dos dois candidatos também sofreram oscilações dentro da margem de erro. Conforme a nova sondagem, 48% dos eleitores não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro (eram 50% há cinco dias). Além disso, 42% rejeitam Lula (eram 40% no levantamento anterior).

A pesquisa Ipec/Globo ouviu 2 mil eleitores, de 130 municípios brasileiros, de sábado (8) até esta segunda-feira. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Autor