Tebet ganha espaço na campanha Lula e assume três tarefas prioritárias

Segundo a jornalista Bela Megale (O Globo), os pronunciamentos de Tebet à imprensa darão lugar a agendas segmentadas de campanha

A senadora Simone Tebet (MDB), terceira colocada na disputa presidencial de 2022, com quase 5 milhões de votos, pode ser o grande trunfo da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste segundo turno. Após declarar apoio público ao ex-presidente contra Jair Bolsonaro (PL), Tebet tem ganhado espaço na campanha de Lula e assumido tarefas.

Três dessas tarefas eleitorais são tratadas como prioridades: aproximar mais Lula do “centro”, consolidar a preferência do eleitorado feminino pelo petista e transferir seus próprios votos para o ex-presidente, sobretudo em São Paulo. Segundo a jornalista Bela Megale (O Globo), os pronunciamentos de Tebet à imprensa darão lugar a agendas segmentadas de campanha.

A avaliação da coordenação da candidatura lulista é que os eleitores “de esquerda” e de boa parte da centro-esquerda já estão ganhos para Lula. Da mesma maneira, a direita – em especial sua parte mais extremada – fechou com Bolsonaro. Quem está em disputa, acima de tudo, é o eleitor que tende ao centro, com posições mais moderadas. A aposta é que Tebet possa garantir mais adesões de nomes do agronegócio e o empresariado, que, na eleição passada, entraram em peso na campanha bolsonarista.

A senadora já ajudou a atrair para a campanha Lula personalidades que a apoiaram no primeiro turno, como Pedro Passos (cofundador da Natura) e Elena Landau (coordenadora do programa econômico da candidatura Tebet). Segundo o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), “Simone terá papel importantíssimo junto ao eleitorado feminino e também para destacar a união que a candidatura de Lula simboliza”.

Os próximos compromissos da senadora terão, sempre que possível, a presença do ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), o vice da coligação Brasil da Esperança. “A proposta é que, a partir de quarta-feira (12), quando Tebet retornará do Mato Grosso do Sul a São Paulo, a senadora participe do maior número de eventos com o ex-presidente na região (Sudeste)”, registrou Megale nesta segunda-feira (10). “Além de encontros da capital paulista, ela também será chamada para compromissos com Lula em cidades como Rio de Janeiro.”

Autor