Novo apoio a Lula no 2º turno é de João Amoêdo

Fundador e ex-presidente do partido Novo, Amoêdo enxerga risco sob Bolsonaro. Partido liberou filiados a apoiar quem quiser, mas reforçou contrariedade ao PT.

Foto: Marcello Casal /Agência Brasil

Neste sábado (15), o fundador e ex-presidente do partido Novo, João Amoêdo, declarou que irá votar em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no 2º turno das eleições. Para a Folha de São Paulo, Amoêdo disse manter as críticas e oposição a Lula, porém observa em Bolsonaro um risco para o Brasil.

Para ele, apoiar Lula neste momento é garantir o direito de ser oposição, uma vez que enxerga em Bolsonaro um autocrata que pode representar risco para a liberdade em um eventual 2º mandato.

Em 2018, Amoêdo concorreu à presidência e ficou em 5º lugar, com 2,50 % do total de votos no 1º turno. No 2º turno, apoiou Bolsonaro contra o PT.

Na observação feita ao jornal, o empresário e político disse que Bolsonaro comprometeu a independência dos poderes, cooptou o legislativo, não combateu a corrupção e debochou das vítimas da pandemia, entre outras situações.

O ex-presidenciável ainda falou que será uma “tarefa dificílima” digitar o 13 pela primeira vez na urna, mas que irá fazê-lo.

Novo

O partido Novo, por meio do atual presidente, Eduardo Ribeiro, havia emitido nota liberando os filiados para votar em quem quiser, mas reforçou contrariedade ao PT. Ou seja, votar em quem quiser, menos no PT.

Com isso, tão logo acabou o 1º turno, o governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema, do Partido Novo, se manifestou por Bolsonaro.

Agora, Amoêdo se manifesta a favor do candidato do PT, o que causou revolta em Eduardo Ribeiro. No twitter, o “novo eleitor” de Lula já havia criado uma cisma no partido ao criticar o resultado do partido nas eleições desse ano: