Manifesto em apoio a Lula reúne ex-ministros do STF e tem 8 mil adesões

Documento rechaça a mentira e a violência e diz que votar em Lula “é defender o Estado Democrático de Direito”. Ayres Britto e Sepúlveda Pertence estão entre signatários

Foto: Ricardo Stuckert

Mais de 8 mil pessoas já assinaram, até o momento, manifesto criado por juristas, estudantes e profissionais do Direito em apoio à candidatura presidencial de Lula (PT) e Alckmin (PSB). Dentre os signatários estão os ex-presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF) Ayres Britto e Sepúlveda Pertence;  a ex-procuradora-geral da República Deborah Duprat e os ex-presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Cezar Britto e Felipe Santa Cruz. 

O manifesto, a ser lançado na noite desta quinta-feira (20), em Brasília, diz: “Recusamos a mentira, as ameaças, a violência. Somos pela democracia, pela justiça e pela vida. Votar em Lula, neste momento, é defender o Estado Democrático de Direito!”. 

Além disso, o documento chama os brasileiros à união e salienta: “a alternativa, representada pelo atual presidente, é o fim da democracia e dos direitos políticos. Basta de ódio e de ataques à liberdade religiosa, chega de fome, de destruição do meio ambiente, de desintegração dos direitos econômicos e sociais de nossa população”. 

Leia também: Ayres Britto, ex-ministro do STF, declara voto em Lula

A iniciativa soma-se a outras recentes manifestações públicas de apoio a Lula feitas por importantes nomes do mundo jurídico tais como os ex-ministros Nelson Jobim, Joaquim Barbosa, Celso de Mello e Carlos Veloso. Organizado pelo grupo Juristas em Defesa da Democracia, o manifesto pode ser assinado aqui. 

Leia abaixo a íntegra do manifesto:

Nós, juristas, profissionais e estudantes do Direito, declaramos que, no dia 30 de outubro, vamos votar em Lula e Alckmin e para eles pedimos seu voto. A alternativa, representada pelo atual presidente, é o fim da Democracia e dos direitos políticos. Basta de ódio e de ataques à liberdade religiosa, chega de fome, de destruição do meio ambiente, de desintegração dos direitos econômicos e sociais de nossa população.

Reflita sobre a recente tentativa de intimidação e controle do STF, com a ameaça de aumentar o número de ministros. É o ataque do autoritarismo, uma agressão à Justiça, como fez a ditadura militar brasileira.

São muitas as adesões à frente ampla que se formou para enfrentar a maior ameaça que o Brasil já sofreu desde a redemocratização. Vamos juntos com Simone Tebet, Ciro Gomes, ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Marina Silva, ex-ministros do Supremo que já se manifestaram até agora, Nelson Jobim, Sepúlveda Pertence, Carlos Ayres Britto, Joaquim Barbosa, Celso de Mello e Carlos Veloso, além de economistas de responsabilidade e grande prestígio e outras muitas figuras públicas de diversos espectros políticos que acreditam na união de nossas forças, para vencer o atraso e colocar o Brasil de volta no trilho do desenvolvimento e do combate à desigualdade social e recuperar seu lugar de destaque na comunidade internacional.

Queremos unir brasileiras e brasileiros, a despeito de diferentes visões político-ideológicas, em torno do que está expresso no preâmbulo da Constituição da República, “um Estado democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias”.

Recusamos a mentira, as ameaças, a violência. Somos pela democracia, pela justiça e pela vida. Votar em Lula, neste momento, é defender o Estado Democrático de Direito!