Vereador de Santa Maria denuncia manobra para barrar moção contra Bibo Nunes 

Werner Rempel (PCdoB) apresentou moção contra o deputado bolsonarista que defendeu que estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) mereciam ser “queimados vivos”

Vereador Werner Rempel. Foto: reprodução/Facebook Werner Rempel

O vereador Werner Rempel (PCdoB), de Santa Maria (RS), denunciou, em vídeo publicado em suas redes sociais nesta terça-feira (25), possíveis manobras feitas por parte de outros parlamentares da Câmara de Vereadores do município para que não fossem votadas moções de protesto e de repúdio ao deputado federal bolsonarista Bibo Nunes (PL-RS). Em live na quinta-feira (20), Bibo declarou que estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) mereciam ser “queimados vivos” por protestarem em defesa da educação.

“Dá-me a impressão de que os vereadores que não querem que essa discussão aconteça e essas moções sejam colocadas em votação. Eles estão defendendo um lado que não é o lado que os santa-marienses desejam. Temos aqui pessoas que são familiares das vítimas (do incêndio da boate) Kiss. O deputado Bibo Nunes disse que queria ver os estudantes queimados vivos. Isso em Santa Maria, onde morreram 242 jovens num incêndio! É um absurdo. Temos de votar essas moções e que cada um coloque a sua posição para fora, que cada um tenha a coragem e a hombridade de fazer isso”, declarou Rempel, autor de uma dessas moções. 

Leia também: Deputado bolsonarista diz que estudantes merecem ser “queimados vivos”

Ao jornal Hora do Povo, o vereador destacou que a fala de Bibo “demonstra mais uma vez, para o Brasil, que o Bolsonaro e a sua trupe não têm nada a oferecer ao Brasil. Eles têm intolerância religiosa, intolerância de raça, intolerância de condição social. Eles são uma corja da qual o Brasil precisa se livrar”.

Após a fala do deputado, o Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul (MPF-RS) abriu investigação para apurar a conduta do bolsonarista, após representação feita pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Valdecir Oliveira (PT-RS) e pelo ex-vereador petista Luciano Guerra. Além disso, o PSol pediu a cassação do deputado junto à Câmara Federal.

Em live no dia 20, Bibo Nunes afirmou: “Ser rico não é problema. Mas ser rico e não ter noção, ser uns coitadinhos. É o filme ‘Tropa de Elite’. Sabe o quê que aconteceu lá? Olha o filme um. Pegaram aqueles riquinhos ajudando pobres, se deram mal, queimados vivos dentro de pneus. Queimaram vivos dentro de pneus! E é isso que estes estudantes alienados, filhos de papai que tem grana merecem. Estamos em uma grande campanha para ver Bolsonaro vencer a eleição. Ou você quer comer gato e cachorro?”. Ele ainda chamou os estudantes de Santa Maria e de Pelotas, onde fica a UFPel, de “inúteis”. 

A fala se torna ainda mais cruel considerando o trauma vivido pela cidade até hoje devido ao incêndio na boate Kiss, em 2013, que matou 242 pessoas, muitos das quais estudantes da universidade, e ainda deixou o saldo de mais de 600 feridos.