Líderes e artistas estrangeiros apoiam Lula na reta final

Mobilização em torno do ex-presidente inclui dirigentes latino-americanos, europeus e artistas que consideram Lula o único capaz de salvar e reconstruir o Brasil

Foto: Ricardo Stuckert

Nos últimos dias da campanha eleitoral, a conhecida ‘Frente Ampla’ que apoia a candidatura do ex-presidente Lula à presidência, ganhou reforços de peso de lideranças de diferentes partes do mundo, além de artistas e músicos consagrados.

Um deles é o de Pedro Sánchez. Nesta quarta-feira (26), o primeiro-ministro da Espanha e líder do Partido Socialista Operário Espanhol, publicou um vídeo declarando “todo apoio” a Lula. “No próximo 30 de outubro, o Brasil elege seu futuro e quero enviar todo o meu apoio ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva nesse pleito decisivo para uma terra tão ligada à Espanha”, disse.

Outro líder europeu que se posicionou favoravelmente à candidatura de Lula foi António Costa, chefe do governo português desde 2015. Ele também gravou vídeo de apoio ao ex-presidente. “O mundo precisa de um Brasil forte, um Brasil que participe das grandes causas da humanidade, como combater a desigualdade, a luta pela saúde, para enfrentarmos as alterações climáticas. O Brasil e o mundo precisam de Lula da Silva.”

O italiano Roberto Gualtieri, prefeito de Roma, foi mais um a afirmar apoio ao ex-presidente em vídeo. “Meu caro amigo Lula. Em Roma estamos torcendo para que você volte a guiar esse grande país amado por todos os italianos. Com sua volta para a presidência, o povo brasileiro retomará o caminho da justiça social, do desenvolvimento, do resgate que tanto merece.”, disse.

Roberto Gualtieri é filiado ao Partido Democrata e já foi eurodeputado e ministro da Economia e Finanças da Itália. “A saída da pobreza de dezenas de milhões de famílias serviu de exemplo para muitos governos a nível internacional. Você deu uma contribuição fundamental para um sistema econômico internacional mais justo e atento às instâncias dos países em desenvolvimento”, concluiu.

François Hollande, ex-presidente da França, e o ex-primeiro-ministro espanhol José Luis Zapatero, junto de uma série de ex-dirigentes europeus, divulgaram manifesto em apoio ao candidato da Coligação Brasil da Esperança ainda no primeiro turno. “Quando a democracia está em perigo, é preciso juntar os divergentes para vencer os antagônicos. É por isso que nós, ex-chefes de Estado e de governo de diversas tendências políticas, apoiamos a candidatura do ex-presidente Lula à Presidência da República”, dizia o documento.

Leia também: Políticos internacionais parabenizam Lula pela vitória no 1º turno

Líderes sul-americanos também já haviam declarado apoio ao ex-presidente logo após o resultado do primeiro turno, como é o caso de Alberto Fernández, presidente da Argentina, que felicitou Lula em seu Twitter, chamando-o de querido e publicando uma foto de um encontro dos dois.

Seguido do presidente da Colômbia, Gustavo Petro; o presidente do México, Andrés López Obrador; Luis Arce, presidente da Bolívia; Pedro Castillo, presidente do Peru e a eurodeputada da Alemanha, Anna Cavazzini, do Partido Verde.

Mais apoios internacionais

O ator havaiano Jason Momoa, de 43 anos, que interpreta o ‘Aquaman’ na famosa franquia de filmes do Universo Estendido DC, compartilhou uma publicação no Instagram comemorando a notícia que mostrava ampliação da vantagem de Lula em pesquisas de intenção de voto.

Momoa se junta a outro time de artistas que também declararam apoio a Lula, como: Danny Glover, conhecido por seu papel como Roger em “Máquina Mortífera”; Mark Ruffalo, que interpretou ‘Hulk’ no universo cinematográfico da Marvel; o músico, Roger Waters, fundador da banda de rock Pink Floyd e Mark Hamill, ator da franquia de Star Wars, que interpretou Luke Skywalker.  

A banda americana de indie rock, Sonic Youth, publicou nesta segunda-feira (24) uma mensagem em apoio a Lula e Fernando Haddad, candidatos do PT à presidência e ao governo de São Paulo.

No Twitter, eles compartilharam uma paródia da capa do disco “Goo”, de 1990, que foi muito usada em camisetas da banda. Na ilustração, Lula e Haddad aparecem na capa, com o número 13 e os dizeres: “Sem medo de ser feliz. Quero ver brilhar a nossa estrela. Lula lá e Haddad aqui…”. A banda credita a nova capa à designer brasileira Magô Pool.

Autor