Alckmin anuncia site oficial do governo de transição

Plataforma “O Brasil do Futuro” reúne informações, boletins informativos, documentos técnicos e notícias que acompanham toda a equipe nomeada. Confira.

O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) durante transição em Brasília | Foto: Evaristo Sá/AFP

Na última semana o vice-presidente da República eleito, Geraldo Alckmin (PSB), divulgou em suas redes sociais o lançamento de “O Brasil do Futuro”, site oficial do governo de transição. Segundo o coordenador do grupo este é “um novo tempo de prosperidade, responsabilidade e justiça social”, disse. “O Brasil do Futuro está on-line”.

A plataforma reúne informações sobre o que é o governo de transição, os conselhos político e social e os grupos técnicos, além de documentos, notícias e boletins informativos. A página pode ser acessada aqui.

“O Brasil do Futuro” tem como objetivo informar toda a população sobre o funcionamento e atuação dos órgãos e entidades que compõe a Administração Pública Federal de forma transparente, bem como informar sobre a movimentação de todos os Grupos Técnicos através dos Boletins de Transição.

Atualmente, a transição tem 31 grupos técnicos, divididos por tema, em uma estrutura semelhante à dos ministérios previstos para o novo governo. Os trabalhos do grupo são coordenados no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em Brasília.

Últimos movimentos

Na edição  Nº 9 do boletim de transição, publicado na última quinta-feira (24), data da estreia do jogo do Brasil contra a Servia, o presidente eleito participou de reunião do GT da Saúde, onde defendeu investimento em inovação e em soluções criativas para aprimorar o atendimento à saúde da população brasileira. Junto a cinco ex-ministros da Saúde na sede da FioCruz, em Brasília, como o senador Humberto Costa, o deputado federal Alexandre Padilha, Arthur Chioro, José Gomes Temporão e José Agenor, Lula conversou com representantes de diversas entidades do setor.

No mesmo dia, Alckmin recebeu secretários estaduais de Cultura para tratar de agendas do setor, especialmente sobre a garantia orçamentária para a implementação das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc. Na ocasião, a coordenação do GT de Cultura defendeu o pagamento dos recursos previstos pela Lei Paulo Gustavo (Lei nº 195/2022) ainda neste ano. De acordo com o grupo, o pagamento em 2022 evitará o comprometimento do orçamento para 2023, que já é considerado insuficiente para a execução de políticas, conforme a previsão na PLOA 2023.

Ainda na quinta, o GT de Economia teve sua primeira reunião no ministério do setor onde integrantes do grupo conversaram com o ministro Paulo Guedes para dar início aos trabalhos de transição de governo. No encontro com o ex-ministro Nelson Barbosa e o economista Guilherme Mello, do GT, Guedes designou interlocutores da Pasta para colaborar com o fornecimento de informações. A partir de agora, o grupo técnico fará reuniões técnicas com o objetivo de elaborar o relatório de diagnóstico da área econômica.

Gabinete de Transição

Alckmin foi designado por Lula para coordenar a transição. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, ficou responsável pela articulação política e o ex-ministro Aloizio Mercadante, pela coordenação dos grupos técnicos.

O Gabinete de Transição está trabalhando intensamente na sede do CCBB Brasília para realizar um diagnóstico abrangente sobre o funcionamento da Administração Pública Federal, identificar riscos, alertas, ilegalidades, necessidades de apuração de órgãos de controle e preparar atos de iniciativa do Presidente eleito a serem editados imediatamente após a posse em 1º de janeiro de 2023.

Leia também: Governo de transição anuncia todos os integrantes dos grupos técnicos

__

Autor