Brasil tem histórico favorável contra a seleção da Croácia

Seleção tem três vitórias e dois empates contra os croatas, sendo duas vitórias em Copas do Mundo; árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio apitará jogo entre Inglaterra e França.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A seleção brasileira entra em campo nesta sexta-feira (9), às 12 horas, para enfrentar a Croácia, pelas quartas de final da Copa do Mundo do Catar.

É a quinta vez que as seleções se enfrentam, com histórico favorável ao Brasil, sendo dois empates e três vitórias:

  • Brasil 1×1 Croácia – 22/5/1996 – Amistoso
  • Croácia 1×1 Brasil – 17/8/2005 – Amistoso
  • Brasil 1×0 Croácia – 13/6/2006 – Copa do Mundo
  • Brasil 3×1 Croácia – 12/6/2014 – Copa do Mundo
  • Brasil 2×0 Croácia – 3/6/2018 – Amistoso

Será a terceira vez que as seleções se enfrentam em Copas do Mundo. Em 2006, o Brasil venceu por 1 a 0 a Croácia, na primeira rodada. Na Copa realizada no país, a seleção canarinho ganhou por 3 a 1 na abertura da Copa de 2014, em Itaquera.

O técnico Tite deve mandar para campo a mesma escalação titular do jogo contra a Coréia do Sul: Alisson, Danilo, Thiago Silva, Marquinhos, Éder Militão, Casemiro, Lucas Paquetá, Neymar, Vinícius Júnior, Richarlison e Raphinha.

O lateral esquerdo Alex Sandro já treinou no campo, porém o seu retorno ainda é incerto e Tite indicou que não começaria jogando. Quando retornar, Danilo deve voltar para a sua posição original na lateral direita.

Os jogadores Militão, Fred e Bruno Guimarães estão pendurados com um cartão amarelo. Caso recebam o segundo e o Brasil passe de fase, não podem disputar o jogo de semifinal. Como só Militão é titular, a situação dele é a que mais preocupa. Os cartões amarelos são zerados a partir da próxima fase para que nenhum jogador fique de fora dos jogos finais.

Croácia

A seleção croata só teve sua inscrição da Fifa em meados de 1994/1995. A primeira Copa que disputou foi a de 1998 e ficou na surpreendente terceira colocação. A seleção de Suker e Boban na campanha histórica foi referência para a seleção de 2018 de Modric, Perisic e Mandzukic que alcançou a final, mas foi derrotada pela França.

Antes da dissolução da Iugoslávia que originou diversos países, os jogadores croatas atuaram pela seleção iugoslava junto com sérvios, eslovenos, bósnios, entre outros. Enquanto país unificado, disputou nove Copas do Mundo.

Já a Croácia disputa a sua quinta Copa. Desde 1998, quando estreou, a seleção somente não se classificou para 2010.

Brasil no apito

O árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio apita Inglaterra e França, o jogo mais aguardado das quartas de final. A equipe é composta pelos assistentes Bruno Boschilia e Bruno Pires.

Será o quarto jogo de Wilton na Copa. Apesar de sua boa avaliação que tem feito com que trabalhe em mais jogos, ele só segue apitando caso o Brasil não avance.

Com o jogo apitado por Raphael Claus, foram cinco jogos comandados por árbitros brasileiros – recorde da arbitragem nacional.