Posse de Lula será manifestação de apoio à reconstrução do Brasil

Festival do Futuro ocorre em Brasília e conta com a participação de 60 artistas, além personalidades e delegações estrangeiras. Confira programação.

Festival do Futuro - Posse de Lula. Imagem gráfica do palco que está sendo montado em Brasília | Foto: Reprodução/Instagram @janjalula

No dia 1º de janeiro, Brasília será palco de um grande festival antes e depois da cerimônia de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que assumirá seu terceiro mandato à frente do país.

Chamado de ‘Festival do Futuro’ – e batizado nas redes de Lulapalooza -, a festa receberá diversos nomes da música brasileira como Duda Beat, Pabllo Vittar, Margareth Menezes, Chico Cézar e Zélia Duncan.

Nesta terça-feira (27), o Congresso Nacional fez um ensaio geral para a sessão solene, enquanto nos gramados da Esplanada dos Ministérios os técnicos finalizavam a montagem de dois palcos decorados com as cores e símbolos da bandeira brasileira e batizados de Elza Soares e Gal Costa – duas grandes cantoras que morreram em 2022 – onde ocorrerão shows intercalados com cerca de 60 artistas. Veja imagens divulgadas das redes da nova primeira-dama Janja da Silva.

A festa terá início às 10 horas, porém, a partir das 13 horas, haverá uma pausa para as cerimônias da posse do presidente eleito e seu vice, Geraldo Alckmin. Aqueles que estiverem acompanhando os shows, poderão assistir as cerimônias protocolares, como o ato que oficializa a posse, no Congresso Nacional, o pronunciamento e a transmissão da faixa presidencial, por meio de telões instalados no local. Os shows serão retomados às 18h30 e a festa está prevista para ser encerrada apenas às 3 horas do dia 2 de janeiro.

O Portal Vermelho fará a transmissão do evento em tempo real. Para assistir, clique aqui.

Confira abaixo a programação:

Festival do Futuro

10h – Cortejo De Manifestações Populares

11h (Palco Elza Soares) – Espetáculo Brasília de Todos os Ritmos

12h30 (Palco Gal Costa) – Show Kleber Lucas Convida: Clóvis Pinho, Leonardo Gonçalves, Mn Mc E Sarah Renata

15h50 (Palco Gal Costa) – Show Juliano Maderada e Banda

18h30 (Palco Elza Soares) – Show Futuro Ancestral: Com Drik Barbosa, Marissol Mwab, Ellen Oléria, Fioti, Gog, Rael, Rappin Hood, Salgadinho E Gog

19h40 (Palco Gal Costa) – Show Outra Vez Cantar: Com Alessandra Leão, Chico César E Geraldo Azevedo, Fernanda Takai, Francisco El Hombre E Luê, Flor Gil, Johnny Hooker, Lirinha, Marcelo Jeneci, Odair José, Otto, Paulo Miklos, Tulipa Ruiz E Thalma De Freitas

20h55 (Palco Elza Soares) – Show Amanhã Vai Ser Outro Dia: Com Aline Calixto, Fernanda Abreu, Jards Macalé, Maria Rita, Martinho Da Vila, Paula Lima, Leoni, Renegado, Rogeria Holtz, Teresa Cristina, Romero Ferro, Zélia Duncan E Delacruz

22h50 (Palco Gal Costa) – Show Baianasystem convida: Margareth Menezes

00h10 (Palco Elza Soares) – Show Gaby Amarantos Convida: Aíla, Kâe Guajajara E Jaloo

01h10 (Palco Gal Costa) – Show Duda Beat Convida: Almerio, Doralyce, Luedji Luna E Zé Ibarra

02h10 (Palco Gal Costa) – Show Pabllo Vittar Convida: Lukinhas E Urias

03h10 (Palco Elza Soares) – Valesca Popozuda Convida: Mc Marks E Mc Rahell

Segundo a organização do evento, ainda há previsão de participação de Lula no local da festa, o que seria uma quebra de protocolo. O horário, no entanto, ainda não informado.

Trajeto de Lula e Alckmin

A sessão solene destinada a dar posse ao presidente e ao vice-presidente eleitos, Lula e Alckmin, acontecerá no plenário da Câmara dos Deputados, a partir das 15 horas.

Antes, haverá um cortejo pela Esplanada dos Ministérios que começará próximo à Catedral Metropolitana de Brasília, com desfile dos eleitos até o Congresso Nacional, sede da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Após a posse, na Praça dos Três Poderes, no Palácio do Planalto, Lula deverá receber a faixa presidencial e fazer um pronunciamento. Ao final, haverá recepção de chefes de Estado e representantes de vários países no Palácio do Itamaraty. Veja os horários:

14h20 às 14h30 – O presidente e o vice-presidente eleito chegarão à Catedral Metropolitana de Brasília

14h30 – O cortejo presidencial desfilará em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional.

14h40 – Chegada de Lula e Alckmin ao Congresso Nacional. Eles estarão acompanhados das respectivas primeiras-damas, Janja da Silva e Lu Alckmin

15h – Sessão solene de posse (duração entre 40 e 50 minutos)

A sessão solene será comandada pelo presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Estarão na Mesa, além de Pacheco, Lula e Alckmin, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o primeiro-secretário do Congresso, Luciano Bivar (União-PE), a presidente do STF, Rosa Weber, e o procurador-geral da República, Augusto Aras.

15h50 – Ida ao Senado

Após assinatura do termo de posse, presidente e vice-presidente farão uma pequena parada na sala de audiências do Senado Federal.

Em seguida, Lula, Alckmin e as esposas vão ser acompanhados pelos chefes de cerimonial e devem sair para o Salão Azul em direção ao Salão Negro.

16h05 – Honras militares

Após atravessar o Salão Negro, o grupo se posicionará na saída do Congresso. O presidente da República, então, deve ser colocar à frente das demais autoridades para acompanhar a execução do Hino Nacional pela Banda do Batalhão da Guarda Presidencial.

16h20 – Saída do presidente e do vice-presidente para o Palácio do Planalto.

16h20 às 18h – Já no Palácio do Planalto, Lula e Alckmin seguirão os seguintes ritos:

O presidente Lula subirá a rampa ao lado do vice-presidente, Geraldo Alckmin. Esse momento pode contar com uma participante inédita – a cachorrinha de estimação da primeira-dama: a Resistência. Uma vira-lata de 4 anos que foi adotada por Janja quando Lula estava preso em Curitiba, em 2018.

Após subir a rampa, Lula receberá a faixa presidencial. Ainda não foi definido quem entregará a faixa ao presidente eleito.

Lula deve fazer um discurso já com a faixa e, na sequência, fazer a nomeação dos ministros. Ao final é feita a foto oficial do novo governo.

A partir das 18h – Lula e Alckmin vão participar de um jantar no Itamaraty com autoridades estrangeiras.

Líderes estrangeiros

Ao menos 65 delegações compostas por chefes de Estado, chefes de governo e ministros confirmaram presença na posse de Lula. Considerando as confirmações de todos os níveis, de embaixadores a presidentes, cerca de 120 países estarão representados na cerimônia.  Até o momento, 19 chefes de Estado estarão presentes.

  • presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier
  • presidente de Angola, João Lourenço
  • presidente da Argentina, Alberto Fernández
  • presidente da Bolívia, Luis Arce
  • presidente de Cabo Verde, José Maria Neves
  • presidente do Chile, Gabriel Boric
  • presidente da Colômbia, Gustavo Petro
  • presidente do Equador, Guillermo Lasso
  • rei da Espanha, Felipe VI
  • presidente da Guiana, Irfaan Ali
  • presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló
  • presidente de Honduras, Xiomara Castro
  • presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez
  • presidente do Peru, Dina Boluarte
  • presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa
  • presidente do Suriname, Chan Santokhi
  • presidente de Timor Leste, José Ramos-Horta
  • presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou
  • presidente do Togo, Faure Gnassingbé

A entrada no festival é gratuita e não há necessidade de retirada antecipada de ingressos.

Junto ao festival, com curadoria da chef Renata Carvalho, uma ‘Feira Gastronômica do Festival do Futuro’ será montada no gramado central da Esplanada e terá como estrutura uma tenda de 8 mil m² ao centro, com mesas e cadeiras para 6 mil pessoas. Ao redor dela, 40 stands de alimentação e 15 de bebidas e drinks, além de 10 Food Trucks.

A festa contará também com a exposição ‘Brasil do Futuro, as formas da democracia’, com curadoria de Márcio Tavares, coordenador do GT de Cultura, da historiadora Lilia Schwarcz e do apresentador e humorista Paulo Vieira. A exposição reunirá acervos do Museu da República, do Museu de Arte de Brasília e da Presidência da República.

__

com informações de agências

Autor