Lula deve indicar três ministros para o STF durante seu mandato

Em 2023, duas vagas serão abertas com a aposentadoria compulsória dos ministros Ricardo Lewandowski e Rosa Weber, ambos completarão 75 anos

Lula reunido com ministros do STF (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)

Com a aposentadoria compulsória dos ministros Ricardo Lewandowski e Rosa Weber, ambos completarão 75 anos, o presidente Lula deve indicar, em 2023, dois nomes para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Uma terceira vaga deve abrir com a antecipação da aposentadoria de Luís Roberto Barroso, que vai presidir a Corte este ano e depois do mandato (dois anos) entraria na inatividade.

Com isso, as especulações em torno de nomes para substituir os ministros já começaram. De acordo com a colunista Bela Megale, do O Globo, Cristiano Zanin é um dos favoritos para vaga. O advogado de defesa do presidente no processo da Lava Jato pôs fim nas 27 ações contra o ex-presidente.

Leia mais: Pedido de prisão preventiva de Bolsonaro é protocolado no STF

Outro nome ventilado é o de Manoel Carlos de Almeida Neto, que foi secretário-geral do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quando Lewandowski esteve no comando das duas cortes.

A Constituição exige que os ministros do STF sejam indicados pelo presidente da República e passem por sabatina e aprovação no Senado para, então, tomarem posse.

Autor