Lula visita interior de São Paulo para avaliar danos da chuva

O presidente irá se reunir com o prefeito de Araraquara, Edinho Silva. De lá, Lula tem marcado uma coletiva com a imprensa nesta tarde.

O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e sua esposa, Janja da Silva, visitarão, neste domingo (8), a cidade de Araraquara, que fica a 314 quilômetros da capital paulista, para acompanhar de perto a situação crítica causada pelas intensas chuvas das últimas semanas.

Em suas redes sociais, o presidente anunciou a visita. “Conversarei com o prefeito @edinhosilva sobre o trabalho da defesa civil e o apoio que precisarão para reconstruir parte da infraestrutura da cidade”, publicou às 7h35 da manhã deste domingo.

O presidente irá vistoriar (por volta de 15h30), a situação em que ficou a Avenida 36 e, de lá, marcou uma coletiva com a imprensa para anunciar como deverá ser a colaboração do governo federal para contenção de danos na região.

Leia também: Lula fará grande esforço pela reconstrução do país, diz líder do PCdoB

O prefeito do município, Edinho Silva, vai acompanhar o presidente para informá-los sobre os trabalhos da defesa civil e dos danos na infraestrutura da cidade.

No interior paulista, segundo a Defesa Civil, o número de óbitos por desastres chegou a 13 desde o início da operação Chuvas de Verão, em 1º de dezembro. Além das mortes, foram registradas pessoas desaparecidas, feridos, desabrigados e mais de 1.200 pessoas estão desalojadas.

Desde o alerta de fortes chuvas em todo o estado, ocorrida nos últimos dias, a Defesa Civil registrou ocorrências em pelo menos oito municípios paulistas: Araraquara, Campinas, Capivari, Itupeva, Monte Mor, São Carlos, São João da Boa Vista e Sumaré.

Reprodução / EPTV

No último dia 29/12, as chuvas causaram a morte de seis pessoas de uma mesma família após o carro das vítimas ser engolido por uma cratera que se abriu no meio da Avenida 36, em Araraquara.

Na última semana, o prefeito Edinho esteve reunido com ministros do governo Lula. Também teve reuniões com integrantes do governo estadual para apresentar os problemas enfrentados pelo município. A reunião ocorreu na quarta-feira (4) com o secretário de Governo de São Paulo, Gilberto Kassab e o Chefe da Casa Militar e Coordenador da Casa Civil, Coronel Henguel Ricardo Pereira.

Autor