Poderes da República se unem em repúdio a golpismo em Brasília

Os presidentes da República, Lula; da Câmara, Arthur Lira; do Senado em exercício, Veneziano Vital Rêgo; e Rosa Weber, do STF, assinam nota em defesa da Democracia para garantir que “providências institucionais” serão tomadas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne com ministros e presidentes dos demais poderes, no Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Foi divulgada, há pouco, uma manifestação conjunta dos presidentes dos Poderes da República, assinada na manhã desta segunda-feira (9), em repúdio aos atos golpistas ocorridos em Brasília.

Na Nota em Defesa da Democracia, presidentes dos três poderes se alinham em torno da condenação dos eventos deste domingo (8), qualificados como “terroristas, de vandalismo, criminosos e golpistas”.

Também diz que os poderes estão unificados em torno da tomada de “providências institucionais, nos termos das leis brasileiras”. Termina “conclamando” à normalidade democrática em todo o país.

A nota foi acordada e redigida após reunião do presidente Lula, nesta segunda-feira (9), com os chefes dos demais poderes no Palácio do Planalto, menos de 24 horas após os atos de terrorismo que depredaram os prédios oficiais na Esplanada dos Ministérios.

Além de Lula e do vice-presidente, Geraldo Alckmin, participaram do encontro:

  • a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber;
  • os ministros do STF Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli;
  • o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL);
  • o presidente em exercício do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB);
  • os ministros Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) e José Múcio Monteiro (Defesa).

A reunião foi realizada no gabinete de Lula, no terceiro andar do Planalto. O gabinete não foi invadido pela minoria de bolsonaristas radicais envolvida nos atos de terrorismo.

A reunião foi acertada na noite de domingo entre Lula e os chefes dos poderes. Planalto, Congresso e Supremo discutem ações para preservar a democracia.

Leia a íntegra da Nota em Defesa da Democracia:

Os Poderes da República, defensores da democracia e da Carta Constitucional e 1988, rejeitam os atos terroristas, de vandalismo, criminosos e golpistas que aconteceram na tarde ontem em Brasília. 

Estamos unidos para que a providências institucionais sejam tomadas, nos termos das leis brasileiras.

Conclamamos a sociedade a manter a serenidade, em defesa da paz e da democracia em nossa pátria.

O país precisa de normalidade, respeito e trabalho para o progresso e justiça social da nação.

Luis Inácio Lula da Silva
Presidente da República

Senador Veneziano Vital do Rêgo
Presidente do Senado em Exercício

Deputado Federal Arthur Lira
Presidente da Câmara dos Deputados

Ministra Coisa Maria Pires Weber
Presidente do Supremo Tribunal Federal