Janja decora entrada do seu gabinete com obra de artista amazonense

O gabinete da primeira-dama no Palácio do Planalto foi algo dos vândalos que participaram de atos golpistas no domingo (8).

(Foto: Claudio Kbene)

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, decorou a entrada do seu gabinete, no Palácio do Planalto, com um quadro da artista amazonense Mady Benzecry. De acordo com Janja, a obra lhe dará inspiração para trabalhar em prol da cultura.

O gabinete da primeira-dama foi algo dos vândalos que participaram de atos golpistas no domingo (8). Além de documentos rasgados, mesas e cadeiras ficaram de pé para o ar.

“Mais cores e brasilidade no Palácio do Planalto! Esta obra da artista amazonense Mady Benzecry, que retrata a força da ancestralidade feminina, está exposta agora na entrada do meu gabinete. Inspiração para trabalhar muito pela valorização da cultura brasileira”, escreveu Janja no Twitter.

Leia mais: Palácio do Alvorada foi deixado tão em ruínas, quanto todo o governo Bolsonaro

O site Catálogo das Artes, especializado em cotações de obras antigas, diz que Mady deixou pouca informação biográfica.

“Sabe-se que nasceu em Manaus, no dia 19 de fevereiro de 1933 e que mudou-se para o Rio de Janeiro, onde dedicou-se as artes plásticas. Casou-se com o entalhador pernambucano Eugênio Carlos Batista, mais conhecido como Batista. Mady fez diversas exposições de seu trabalho ao lado do marido e publicou alguns poemas nos jornais de Manaus”, diz.

Ela também contribuiu para a literatura amazonense ao publicar dois livros de poesia: De Todos os Crepúsculos (1964) e Sarandalhas (1967), ambos ilustrados pelo astista amazonense Moacir Andrade.

“Dois de seus poemas, ‘Às dez horas de uma noite triste’ e ‘Procissão do tempo’, foram publicados em 2006 na Antologia Poesia e Poetas do Amazonas. De acordo com o jornal local Amazonas em Tempo (03/06/2004), a carreira de Mady como poeta não foi bem-sucedida devido ao encalhe de seu segundo livro nas prateleiras, o que a obrigou a recolhê-los. No entanto, a poeta demonstra excelente habilidade com as palavras”, diz o site.

Autor