Lula está certo em querer a revisão das metas de inflação

O economista Paulo Nogueira Batista Jr. destaca que o Conselho Monetário Nacional precisa aumentar, sem demora, as metas de inflação irrealistas fixadas nos anos recentes.

Em complemento ao artigo “Questão de vida ou morte”, o economista Paulo Nogueira Batista Jr. acrescenta que para rever as metas de inflação, um dos entraves é o Banco Central com sua composição do Conselho Monetário Nacional desfavorável ao Governo Lula.

As atuas taxas de juros justificadas por uma meta de inflação que nada tem de vínculo com a realidade do mundo, são nocivas ao jogar o país numa profunda recessão que dificulta qualquer possibilidade de dinamização da economia.

Paulo sugere variações que parecem irrelevantes, mas que não dariam pretextos ao BC para aumentar juros pressionado pela meta irreal atual.

“O que ganha de credibilidade um Banco Central que tem metas irrealistas para cumprir e repetidamente as descumpre?”, diz o economista, ao questionar o argumento ortodoxo da suposta credibilidade perdida do BC, caso aumente a meta.