Mais de 40 mil famílias foram despejadas desde início da pandemia

Mesmo com medida do STF que proibiu despejos na fase mais aguda da pandemia, levantamento revela grande número de remoções.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A campanha Despejo Zero indica que mais de 40 mil famílias foram despejadas desde março de 2020 no Brasil, quando se deu o agravamento da pandemia de Covid-19 no país, até agora. Os dados são trazidos pelo Mapeamento Nacional de Conflitos pela Terra e Moradia, plataforma que tem os dados atualizados conforme novas inclusões de casos de despejo são feitas.

Com os dados até fevereiro de 2022, o estado de São Paulo teve o maior número de famílias despejadas: 7.376. Ainda outras 65.600 famílias em São Paulo vivem com a ameaça de despejo. No Rio de Janeiro são 6.041 famílias que goram despejadas e 5.513 que vivem ameaçadas. É possível verificar os números de todos os estados pelo Mapa do Despejo Zero.

Além das mais de 40 mil famílias, o número atualizado é de 40.986, a grave situação de despejos pelo Brasil afetou, pelo menos, 1.038.760 pessoas em todas as regiões do país, atingindo 217.881 famílias ameaças pelo despejo.

No recorte de gênero o estudo identificou entre os atingidos que 623.256 são mulheres, 685.582 são pessoas negras, 177.628 crianças e 174.512 pessoas idosas. 

A situação de moradia no Brasil só não é mais grave, pois o Supremo Tribunal Federal proibiu despejos durante a fase mais aguda da pandemia. A medida foi importante para que os números não fossem ainda maiores, porém a suspensão não foi capaz de barrar definitivamente as remoções.

A questão da moradia é uma das feridas nacionais que foi agravada durante a gestão calamitosa de Jair Bolsonaro. Para reverter este cenário que foi agravado com péssima gestão da pandemia pelo ex-presidente, o governo Lula relançou nesta semana o programa Minha Casa, Minha Vida em evento que contou com a entrega de imóveis em diferentes estados. O relançamento do programa é um marco, pois tem como foco o financiamento de moradias para as classes mais pobres.

*Informações Despejo Zero