Ministérios iniciam processo de elaboração de nova política industrial

Pastas do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência, Tecnologia e Inovação discutem ações para criação uma política industrial para os próximos 10 anos

Foto: reprodução

Com foco na elaboração de uma nova política industrial brasileira para a próxima década, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) está realizando ações que envolvem outras frentes do governo federal, como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Uma delas foi a realização de uma oficina de criação do plano de execução da Estratégia Industrial, Verde e Tecnológica (EIVTEC). 

O evento, realizado nos dias 15 e 16 de fevereiro em Brasília, também contou com a participação das agências de fomento como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

“A reindustrialização do Brasil, que é urgente e necessária para gerar empregos e melhorar a renda, passa necessariamente por termos uma nova perspectiva em que valorizamos a economia verde e aceleramos a transição para modelos de baixo carbono. Áreas inovadoras como a bioeconomia, economia circular e transformação digital são transversais e têm muito a contribuir”, explicou a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

Leia também: Ministra Luciana Santos debate políticas públicas com MEC

As áreas de bioeconomia e de inovação do MCTI apresentaram elementos e subsídios para debates futuros, envolvendo avaliação de cenários, desafios,  transição para economia circular e a identificação dos projetos que estão em andamento. 

O MCTI tem sob sua competência, no âmbito da pesquisa, desenvolvimento e inovação, temas de bioeconomia e inovação, responsáveis por ações nas áreas de ambientes de inovação, tecnologias habilitadoras, assistivas, mineral, biocombustíveis e petróleo e gás. 

Bruno Nunes, que representou a Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos (Seppe) do MCTI, sob a qual está a competência de bioeconomia e biotecnologia, por exemplo, destacou que “a oficina foi um primeiro passo para identificar as possíveis bases estratégicas para a construção dessa nova estratégia. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação está contribuindo de modo ativo”. 

O secretário interino de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC, Lucas Ramalho Maciel, salientou: “Temos de lidar com a promoção de um desenvolvimento mais sustentável e que consiga contribuir para a preservação do meio ambiente, num debate entre os atores do governo, da sociedade civil e da iniciativa privada”.

Com informações do MCTI e MDIC

(PL)

Autor