Kerry discute Fundo Amazônia com Marina e Alckmin

Assessor especial dos EUA para o clima está no Brasil para discutir dois assuntos centrais: questões climáticas e combate ao desmatamento

Elizabeth Bagley (embaixadora dos EUA no Brasil), John Kerry, Geraldo Alckmin, Marina Silva, Maria Laura da Rocha (ministra interina das Relações Exteriores) e Aloizio Mercadante (presidente do BNDES) | Foto: Cadu Gomes/Vice-Presidência

Após o encontro do presidente Lula (PT) com o presidente dos EUA, Joe Biden, no último dia 10 de fevereiro em Washington, o enviado especial de Biden para o clima, John Kerry, foi recebido nesta segunda-feira (27) no Palácio Itamaraty pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB).

Durante o encontro foram debatidos temas relevantes para o relacionamento dos dois países em áreas estratégicas como mudança do clima, combate ao desmatamento, fortalecimento de ações de adaptação e cooperação para o desenvolvimento sustentável.

Na ocasião, o embaixador norte-americano reiterou o interesse de seu governo em contribuir para as iniciativas brasileiras na proteção e recuperação de florestas, no incentivo à bioeconomia e apoio aos povos indígenas. Kerry disse ainda que os EUA estão estudando a melhor modalidade de realizar esta contribuição, inclusive com aporte de recursos para o Fundo Amazônia, medida que já havia sido anunciada por Joe Biden no início do mês.

Segundo Alckmin, Kerry “não definiu” os valores que os EUA irão fornecer ao Fundo Amazônia e outros projetos. No entanto, “colocou que vai se empenhar junto ao governo, ao Congresso americano e à iniciativa privada para termos recursos vultosos, não só no Fundo Amazônia, mas também outras cooperações”, declarou Alckmin.

“Ele abordou o combate à mudança climática, desmatamento, descarbonização, transição energética, parceria com várias áreas além do Fundo Amazônia, que já foi ativado e é auditado nacional e internacional”, disse o vice-presidente a jornalistas.

Participaram do encontro a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede); a ministra, substituta, das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante (PT). Pelos EUA, também estiveram presentes a Embaixadora Elizabeth Bagley e comitiva de altos funcionários. O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, bem como o assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência da República, Embaixador Celso Amorim, juntaram-se à delegação brasileira posteriormente.

Nesta terça-feira (28), Kerry deverá encontrar-se com a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e novamente com a ministra Marina Silva, acompanhada de equipe do Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima.

__
com informações de agências

Autor