Ministério investirá em tecnologias sociais visando combater a fome

Entre os projetos está o de Saneamento Ambiental e Reuso de Água (SARA), que utiliza águas cinzas e negras para irrigação, a partir da tecnologia de cisternas de produção associadas a sistemas de energia fotovoltaica.

A ciência precisa contribuir para superarmos os desafios de nosso tempo. Por isso, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Instituto Nacional do Semiárido (Insa) estão fortalecendo a parceria para o desenvolvimento de tecnologias sociais que podem ser usadas no combate à fome e à insegurança alimentar.

Na terça-feira (28) alguns projetos foram apresentados pela diretora do Insa, Mônica Tejo Cavalcanti, ao secretário indicado de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda.

Entre as tecnologias sociais implantadas para a convivência com a seca, está o projeto Saneamento Ambiental e Reuso de Água (SARA), que utiliza águas cinzas e negras para irrigação, a partir da tecnologia de cisternas de produção associadas a sistemas de energia fotovoltaica. Com isso, o Insa trabalha na difusão da cultura da palma resistente a Cochonilha-do-Carmim, além do cultivo de espécies frutíferas, madeireiras e forrageiras.

De acordo com Mônica Tejo, mais de 80 unidades familiares do SARA já foram implantadas em todo o semiárido e outras 100 serão efetivadas em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). O projeto visa diminuir a vulnerabilidade hídrica da agricultura familiar, permitindo o cultivo agrícola sem interrupções e a melhoria da renda das famílias agricultoras.

Fonte: MCTI

Autor