Colheita do arroz do MST terá ministros e delegações estrangeiras

Na 20ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico, Movimento dos Sem Terra comemora mais de dez anos na liderança como a maior produção do segmento na América Latina

Foto: Alex Garcia/via MST

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Rio Grande do Sul e o Grupo Gestor do Arroz Orgânico realizam, nesta sexta-feira (17), em Viamão (RS), evento em celebração à 20ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico. A expectativa é reunir cerca de cinco mil participantes. 

Entre as presenças confirmadas estão a especialista em alimentação saudável, Bela Gil e pelo menos cinco ministros: Wellington Dias (Desenvolvimento Social); Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência); Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário); Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social) e Sônia Guajajara, (Povos Indígenas). O evento terá ainda a participação de representantes de movimentos sociais e partidos políticos, assim como delegações de especialistas na produção agroecológica e de bioinsumos do Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e Cuba.

Há mais de uma década, as famílias sem-terra assentadas e acampadas no estado lideram o posto de maiores produtores de arroz orgânico no Brasil e América Latina, segundo o Instituto Riograndense de Arroz (Irga).

Leia também: Líder do MST diz que trabalho análogo ao escravo é síntese do agronegócio 

De acordo com o Grupo Gestor do Arroz Orgânico, na safra 2022/2023, a estimativa é colher aproximadamente mais de 16 mil toneladas de arroz orgânico e cerca de 322 mil sacas de 50 kg cada, em uma área de 3.200 hectares. As principais variedades plantadas são de arroz agulhinha e cateto.

A produção ocorre em 22 assentamentos, localizados em nove municípios das regiões Metropolitana, Sul, Centro Sul e Fronteira Oeste do estado. O cultivo é feito por 352 famílias, que estão organizadas em sete Cooperativas da Reforma Agrária. 

O plantio do arroz orgânico pelo MTS tem se firmado como alternativa ao modelo convencional praticado pelo agronegócio, tendo como concepção central a produção de alimento saudável em qualquer escala com preservação ambiental, em um processo cooperado que busca a distribuição de renda entre os produtores e produtoras. Além disso, o objetivo é garantir que o produto chegue ao consumidor final a preço justo. 

Durante o evento, também será lançada a Unidade de Produção de Bioinsumos Ana Primavesi. Tal unidade traz algumas garantias para os produtores e produtoras do MST, como o aumento da produção, autonomia na produção de bioinsumos e acesso a novas tecnologias, em benefício às famílias agricultoras e à soberania alimentar do país.

A 20ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico do MST acontece nesta sexta-feira (17), a partir das 10h, no assentamento Filhos de Sepé, Viamão (RS). 

Leia também: MST doou mais de 7 mil toneladas de alimentos desde o início da pandemia

Com informações do MST

(PL)

Autor