Moradores de Volgogrado decidem se querem a volta do nome Stalingrado

Consulta popular poderá levar a referendo para o retorno do nome de ‘Stalin’ como memória da 2º Guerra Mundial

Monumento "Mãe pátria", na colina Mamáiev, em Volgogrado. Foto: Мамаев курган / Wikimedia Commons

Em 17 de julho de 1942 foi iniciada a batalha em Stalingrado, onde começou a derrota de Hitler e dos nazistas. Esta é considerada a maior e mais sangrenta das batalhas da 2ª Guerra Mundial. A cidade permaneceu com o nome até 1961, quando passou a se chamar Volgogrado, ainda na União Soviética.

Agora os moradores da cidade russa, pouco mais de um milhão de habitantes, passarão por uma consulta pública, iniciada na segunda-feira (27), para opinar sobre o retorno do antigo nome do período soviético: Stalingrado.

O co-presidente do conselho público que esta promovendo a pesquisa, Alexander Strukov, explica que a consulta pode gerar um referendo que efetivaria a decisão dos moradores.

Já foram realizadas reuniões com diversas frentes para debater os argumentos sobre a mudança. O principal entendimento é de que o retorno ao antigo nome remete à vitória sobre os nazistas na 2º Guerra – fato comemorado em 2 de fevereiro e que completou 80 anos no último mês.

O Kremlin aponta para a necessidade de um amplo debate sobre a alteração em Volgogrado. O governo de Vladimir Putin indicou que não se discute isto na esfera presidencial, mas já falou, em outras oportunidades, que a população pode tomar a decisão por meio de referendos.

A mudança de nome já ocorre em datas comemorativas relacionadas à 2º Guerra Mundial. Nestes dias de feriado a cidade volta a se chamar Stalingrado. Entre as datas em que isso ocorre estão a vitória da Batalha de Stalingrado em 2 de fevereiro e o Dia da Vitória Soviética, 9 de maio, sobre a Alemanha Nazista, entre outras ocasiões.

*Informações Brasil de Fato

Autor