DF transforma área central de Brasília em segurança especial

Trata-se de uma espécie de precaução contra, por exemplo, os atos golpistas do dia 8 de janeiro quando bolsonaristas depredaram os prédios da Praça dos Três Poderes

Prédio do STF destruído (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Qualquer manifestação que for realizada na região central de Brasília precisa ser comunicada com a antecedência de cinco dias à Secretária de Segurança Pública do governo do Distrito Federal. A nova medida foi publicada nesta terça-feira (4) no Diário Oficial do DF.

Trata-se de uma espécie de precaução contra, por exemplo, os atos golpistas do dia 8 de janeiro quando bolsonaristas depredaram os prédios da Praça dos Três Poderes.

“Realizar qualquer tipo de manifestação é um direito fundamental e expresso na Constituição Federal, e isso será expressamente garantido. O que estamos fazendo é um ajuste para melhor proteção dos prédios públicos”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

Leia mais: Além de militantes, Brasil precisa punir “quem financia atos golpistas”

De acordo com ele, isso vai possibilitar “melhor organização das forças de segurança e para assegurar a ordem pública, a integridade dos manifestantes, do patrimônio público e, também, garantir a mobilidade urbana”.

A nova área de segurança abrange a Esplanada dos Ministérios, os eixos rodoviários Norte e Sul, a Rodoviária, as praças do Buriti e dos Três Poderes, a região entre a Torre de TV e o Centro de Convenções e área dos palácios da Alvorada e do Jaburu.

Com informações da Agência Brasil

Autor