Polícia Federal intima militares a depor sobre 8 de Janeiro

Será montada uma força-tarefa para colher depoimentos de aproximadamente 80 militares do Exército, entre eles do general Dutra, ex-chefe do Comando Militar do Planalto

Foto: Joedson Alves -Agência Brasil

Na próxima quarta-feira (12), a Polícia Federal (PF) se prepara para colher depoimento de aproximadamente 80 militares do Exército como continuidade das investigações que apuram o envolvimento das Forças Armadas nos atos antidemocráticos em Brasília de 8 de Janeiro. As informações são do colunista do Uol Aguirre Talento.

Entre os intimados pela PF estão o general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, ex-chefe do Comando Militar do Planalto, e o tenente-coronel Jorge Fernandes da Hora, ex-comandante do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP).

Leia também: Uma breve análise sobre o domingo de terror em Brasília

Devido a quantidade de depoimentos será montada uma força-tarefa para entender se os militares, principalmente os que ocupavam cargos de comando, tinham conhecimento dos fatos de forma antecipada e se foram coniventes com os fatos já em andamento.

Diversas imagens mostraram que os militares do BGP não agiram como deveriam para conter e expulsar os invasores dos prédios dos Três Poderes.

Quem autorizou a investigação pela PF foi o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Dessa forma, os militares são investigados na justiça comum e não pela militar. Outros investigados de serem coniventes com os atos de “abolição violenta do Estado Democrático de Direito” são os militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

O pedido da PF a Morares ocorre como desdobramento da quinta fase da Operação Lesa Pátria em que os policiais militares ouvidos indicaram possível participação/omissão dos militares do Exército Brasileiro, tanto do Batalhão da Guarda Presidencial como do GSI.

Autor