Em viagem à Europa, Lula assinará 14 acordos em Portugal e na Espanha

Após visitar Argentina, Uruguai, EUA, China e Emirados Árabes Unidos, o presidente brasileiro embarca a Lisboa.

Os presidentes de Portugal, Marcelo Rebelo, e do Brasil, Lula, durante encontro em SP (Foto: Ricardo Stuckert)

A Europa será o próximo destino de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em sua terceira passagem no Palácio do Planalto. Após visitar Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China e Emirados Árabes Unidos, o presidente brasileiro embarca na noite desta quinta-feira (20) a Lisboa.

Segundo o Itamaraty, Lula permanecerá em Portugal dos dias 21 a 25 de abril. Na sequência, irá à vizinha Espanha. Está prevista a assinatura de ao menos 14 bilaterais, sendo dez entre Brasil e Portugal, além de quatro entre Brasil e Espanha.

A agenda em Portugal inclui, no dia 22, cerimônia de boas-vindas na Praça do Império, homenagem póstumas ao poeta Luís de Camões, reunião ampliada com o presidente português Marcelo Rebelo de Sousa, almoço com primeiro-ministro de Portugal, António Costa.

À tarde, Lula participa da 13ª Cimeira Brasil-Portugal e assina ao menos dez acordos. Um deles dará equivalência aos ensinos fundamental e médio do Brasil ao de Portugal, enquanto um segundo vai autorizar que uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) tirada em um país seja usada no outro. Haverá, ainda, jantar no Palácio Nacional da Ajuda.

Para o dia 24, os compromissos vão de um fórum de negócios em Matosinhos até a entrega do prêmio Camões a Chico Buarque. Entre essas agendas, Lula visita a Indústria Aeronáutica de Portugal e almoça com o primeiro-ministro António Costa. O último evento de Lula no país será sua participação na sessão solene que homenageia a Assembleia da República.

Lula deve chegar à Espanha no dia 25, quando almoça com o Rei Filipe VI. A assinatura de acordos bilaterais será feita na sequência, ao lado do primeiro-ministro Pedro Sanchez. “Serão assinados ainda quatro memorandos de entendimento nas áreas de educação superior, trabalho, ciência e tecnologia e seguridade social”, informa o governo. Após um encontro com empresários locais, Lula retorna ao Brasil no dia 26.

Segundo a embaixadora Maria Luísa Escorel de Moraes, o objetivo da viagem do presidente é “relançar as relações com a Europa e a União Europeia”, com focona negociação de um acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE).

Autor