MEC lança cartilha de orientações preventivas contra violência escolar

Material online está disponível no portal do Ministério e é direcionado para toda a comunidade escolar. Publicação faz parte das ações do GT de proteção das escolas

Foto: arquivo/Agência Brasil

Visando orientar a comunidade escolar sobre medidas preventivas e imediatas de proteção do ambiente educacional, o Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta quarta-feira (19), a cartilha online “Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar”.

Essa iniciativa visa aumentar a eficácia dos programas de prevenção, intervenção e pósvenção (cuidados prestados a enlutados por suicídio) de atos de violência em escolas e universidades.

O material foi disponibilizado no dia 19 de abril e é direcionado a estudantes, familiares e/ou responsáveis, profissionais de educação, saúde mental, segurança, proteção e assistência social, gestores e conselheiros, pessoal de resposta a emergências, entre outros.

A publicação é uma das ações desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) e apresenta orientações para os entes federados, redes e instituições de ensino.

Além disso, a cartilha informa sobre os canais de denúncia criados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Operação Escola Segura, iniciada em 6 de abril, e pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que disponibilizou um número de WhatsApp exclusivo para denúncias, além do Disque 100.

O MEC sugere ainda que os gestores das instituições de ensino, por meio do conselho escolar, reúnam os atores da comunidade escolar para desenvolver estratégias apropriadas para seus próprios ambientes educacionais e comunitários, conforme as orientações da cartilha.

A cartilha pode ser acessada aqui.

__

com informações do MEC

Autor