Regulação das redes tem apoio de 78% da população

Pesquisa da Atlas Intel mostra, ainda, que 74% acreditam que a falta de regramento contribuiu para os episódios recentes de violência em escolas

Foto: reprodução

A regulação das redes sociais é apoiada pela maioria dos brasileiros, segundo pesquisa Atlas Intel divulgada nesta terça-feira (25). De acordo com o levantamento, 78% da população acredita ser necessária uma lei que estabeleça regras claras para o funcionamento das plataformas. Apenas 13,8% se disseram contrários e 8,3% não souberam responder. 

Além disso, 94% das pessoas consideram o ambiente das redes inseguro para os jovens e 74% acreditam que a falta desse regramento contribuiu para os episódios recentes envolvendo atos de violência em escolas. Neste segmento, 80% dos eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva disseram acreditar que as redes tiveram grande papel no estímulo a esses ataques, enquanto entre os que votaram em Jair Bolsonaro, o percentual chega a pouco mais de 50%. 

Leia também: Lira diz que PL das Fake News não limita liberdade de expressão

A pesquisa mostrou ainda que 71% acham que os donos das big techs “não se importam com o bem estar” das pessoas. O levantamento foi realizado entre os dias 15 e 17 de abril, com 1.600 pessoas, de forma virtual, por encomenda da Avaaz, rede para mobilização social global através da internet.

Pelas redes, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), relator do projeto que cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet — conhecido como PL das fake news —, declarou: “A sociedade percebeu que a internet não pode ser terra sem lei e é amplamente favorável à regulação. Somos 78% a favor do PL 2630 já”. 

Nesta terça-feira (25), foi aprovada na Câmara, por 238 votos a 192, a urgência na tramitação do projeto. A matéria está há três no Congresso, tendo passado primeiramente por votação no Senado. Com o regime de urgência, fica dispensada a análise da matéria nas comissões. O texto deverá ser votado na próxima terça-feira, 2 de maio. 

Clique aqui e saiba o que o projeto estabelece.