Maioria dos partidos sinaliza para votar PL das Fake News nesta terça-feira

Na saída da reunião de líderes, o relator Orlando Silva explicou que houve uma consulta aos partidos e foi sinalizada uma posição majoritária favorável à votação

Deputado Orlando Silva (Foto: Richard Silva/PCdoB na Câmara dos Deputados)

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), relator do projeto que cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, o chamado PL das Fake News, disse que a maioria dos partidos quer votar o projeto ainda nesta terça-feira (2).

Na saída da reunião de líderes, o parlamentar explicou que houve uma consulta aos partidos e foi sinalizada uma posição majoritária favorável a votação ainda nesta terça-feira.

“Mas vai ser feita uma conversa. Eu estou aqui com o líder do Podemos. Até o final da tarde Arthur Lira [presidente da Câmara] vai consolidar uma posição se vota no dia de hoje. Tem de ser construído um caminho para votar”, disse o relator.

Leia mais: Líderes evangélicos dão apoio ao PL da liberdade e transparência na Internet

Questionado se já tem contabilizado os apoios na Casa, Orlando explicou que essa é uma tarefa do líder do governo na Casa, José Guimarães (PT-CE).

“A minha tarefa ainda é conversar com a bancada do Podemos, por exemplo, para que a gente possa colocá-los confortáveis para a votação”, afirmou.

José Guimarães diz que a orientação é ir para o voto. “Vamos fazer um movimento para ampliar a possibilidade de votos nas bancadas que estão divididas”, disse.

Anatel

Sobre a indefinição de um órgão regulador, o deputado disse ao Congresso em Foco que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) poderá, dependendo da evolução das conversas sobre o assunto, cuidar da regulação da internet.

O deputado explicou outros pontos polêmicos da proposta e acusou as big techs de fazerem “críticas despropositadas ao projeto porque no fundo não querem mudar a situação atual, na qual ganham dinheiro com a desinformação e com atos de incitação à violência, hoje frequentes em suas plataformas”.

Autor