Bridgestone demite 600 com fim de produção de pneus de passeio

Corte ocorre na fábrica de Santo André. Desde o ciclo de alta da taxa de juros, o ABC viu ao menos quatro empresas fazendo algum tipo de corte.

Antiga fábrica da montadora Ford no ABC paulista | Foto: Divulgação

A Bridgestone anunciou nesta terça-feira (9) o fim da produção de pneus de carros de passeio em sua fábrica de Santo André. A empresa confirmou a demissão de 600 de seus 3.400 trabalhadores.

Em nota, a empresa alega um plano de “reestruturação” e diz que a fábrica em Santo André “passará a focar na produção de pneus para caminhões, tratores e off-road”.

“Como consequência, a produção de pneus de passeio e para caminhonetes ficará concentrada na unidade da Bahia a partir do fim de 2023. Esta decisão é parte de um processo contínuo de avaliação do negócio e do mercado, para assegurar a competitividade da companhia e determinar a melhor alocação de recursos, otimizando o portfólio, processos e cultura para seguir servindo às necessidades do consumidor e mercado”, alegou a fabricante em nota.

Desde março de 2021 que o Banco Central independente do Executivo vem aumentando a taxa básica de juros, principal método para sufocar o crescimento econômico do país. À época, a Faria Lima justificou o novo ciclo de aumento dizendo tentar conter a inflação e deixá-la sob a meta.

Não conseguiu evitar a subida dos preços durante o governo do ex-presidente Bolsonaro – deixando milhões de brasileiros na miséria – e, com a inflação por demanda sob controle, está impedindo o crescimento econômico mais robusto no novo governo do presidente Lula.

O ABC paulista é um dos principais polos da indústria automobilística do país. São cerca de 255 mil trabalhadores do setor na região. No entanto, desde a subida da taxa Selic, quatro empresas fizeram algum tipo de corte na produção.

Em 2019, a Ford desativou a fábrica em São Bernardo do Campo, demitindo 600 funcionários. Em abril de 2022, com a taxa básica de juros atingindo 11,75% ao ano, a Toyota anunciou o fechamento da sua fábrica também em São Bernardo do Campo. A fábrica empregava 550 funcionários.

Em setembro do ano passado, enquanto o Copom anunciava o (até agora) o pico do novo ciclo de subida da Selic – 13,75% ao ano – a Mercedes-Benz anunciou a demissão de 3,6 mil trabalhadores.

No início deste mês, o Comitê de Política Monterária (Copom) anunciou a manutenção da taxa Selic nos 13,75% ao ano. Foi a sexta vez consecutiva que a taxa ficou neste patamar.

Em Londres para a coroação do rei Charles III, o presidente Lula voltou a criticar os juros alto no país e as decisões do Banco Central. “Aquele cidadão [Roberto Campos Neto, presidente do BC] não tem compromisso com o país”, afirmou.

Em coletiva para a imprensa, Lula afirmou que o Banco Central tem a responsabilidade de manter a inflação sob controle, mas também tem que ter compromissos com o crescimento econômico. “Com juros de 13,75% ao ano, não se resolve esses dois casos [inflação e crescimento]”, concluiu o presidente.

O Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que a produção industrial recuou pelo terceiro mês consecutivo, entre janeiro em fevereiro deste ano.

Autor